Guia da Semana



Em 15 de agosto, o Parque Ecológico do Tietê vai se transformar em um verdadeiro aeroporto. Calma! Não se trata de nenhuma obra do governo para a cidade, mas sim do Red Bull Flugtag - O dia do voo. Considerado o maior evento mundial de aviação caseira, a segunda edição em solo paulista vai reunir 40 máquinas voadoras, construídas por amantes da aviação e engenheiros amadores.

Em 2006, o Parque do Carmo foi o local escolhido para a primeira edição e recebeu mais de 20 mil pessoas. A entrada é gratuita. Em 2009, foram eleitos 40 times entre 1600 projetos. Cada equipe tem de 3 a 5 integrantes, que montam seus aviões misturando criatividade e bom humor. O vencedor será aquele que percorrer a maior distância e executar melhor o seu vôo. As regras para os aspirantes a Santos Dummont são simples.

Cada máquina deve possuir no máximo 10 metros de envergadura e 200kg de peso contando com o piloto. Nenhum motor deve ser usado para impulsionar a decolagem, apenas a força dos integrantes do time. Dez estados brasileiros estão sendo representados pelos times que lutam pelos seguintes prêmios:

1º lugar - Final de semana para assistir uma etapa do Red Bull Air Race World Championship em 2010 ou um voo acrobático.
2º lugar - Salto de paraquedas.
3º lugar - Passeio de Balão.

Informações
O que: Red Bull Flugtag - O dia do voo
Onde: Parque Ecológico do Tietê
Quando: 15 de agosto, 10h30 às 16h
Quanto: Grátis

Foto: Red Bull Photofiles.

Atualizado em 6 Set 2011.