Guia da Semana


Em comemoração aos 200 anos da chegada de D. João e da Família Real ao Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio-Comissão D. João VI, Secretaria Municipal das Culturas, Secretaria Extraordinária do Patrimônio Cultural e Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe) entregaram a restauração do Monumento à Abertura dos Portos em 23 de fevereiro de 2008. A cerimônia contou com a presença da banda do Corpo de Fuzileiros Navais.

Construído em 1908 no centenário, a escultura foi projetada pelo francês Eugène Benet. O monumento é composto de duas escadarias dando acesso à Rua do Russel, uma balaustrada ornada de luminárias e duas figuras femininas em bronze com aproximadamente três metros de altura, inspiradas nas estátuas da Praça da Concórdia em Paris, que simbolizam o comércio e a navegação. As escadarias e a balaustrada sobre o arrimo de pedra ligam o desnível entre a Rua do Russel e a avenida Beira Mar, construída em 1905.

A restauração consistiu na recomposição dos postes de iluminação e da balaustrada de ferro fundido, na limpeza das escadas e amurada, na conservação das duas estátuas de bronze, no restabelecimento da iluminação original, no tratamento das calçadas com colocação de tapetes em pedra portuguesa e no tratamento emergencial da estrutura da laje que suporta o monumento.

A vinda de D. João e da Família Real para o Rio de Janeiro trouxe transformações culturais, políticas e econômicas para o Brasil. Considerado um marco histórico na formação do Estado, foi também um dos pontos relevantes para a economia do país com a Abertura dos Portos. No dia 28 de janeiro de 1808, o Príncipe Regente D. João assinou o documento que permitia mercadoria estrangeira nas alfândegas do País, além da exportação de produtos da terra aos países ligados à Coroa Portuguesa.

Foto: Meg Pinheiro

Atualizado em 6 Set 2011.