Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Relaxe nas alturas

Nossa colunista conta como foi seu passeio pela maior tirolesa do Brasil e a segunda maior do mundo, no interior de São Paulo.

Foto: Lygia de Luca


A maior tirolesa do Brasil e das Américas, e a segunda maior do mundo! Estou falando da Tirolesa de Pedra Bela, uma cidadezinha com cerca de sete mil habitantes, cravada na Serra da Mantiqueira, a 120 quilômetros da capital paulista. Típica cidade de interior, Pedra Bela é dona das mais exuberantes paisagens naturais: cachoeiras com corredeira, animais como tucanos, veados e pássaros raros. A tirolesa possui 1.900 metros e, em mais ou menos 1 minuto e 30 segundos é de pura aventura para quem curte viver fortes emoções e apreciar uma bela vista.

Tudo começou em 20 de fevereiro de 2008, quando André Prata, escalador desde os 13 anos e o responsável por desenvolver o montanhismo na região de Bragança Paulista, recebeu um pedido de sugestão para uma corrida de aventura, evento idealizado pelo Pastor Gerson da Igreja Adventista. E então surgiu a grande ideia da tirolesa. O ousado projeto precisou de semanas e semanas de trabalho, madrugadas em claro e muito esforço. Oito homens puxaram mais de 900 metros de cabo mato adentro, driblando as árvores e rochas no caminho, declives e aclives acentuados, ruas e redes elétricas. Em 25 de maio do mesmo ano, enfim, os primeiros sortudos puderam desfrutar essa experiência que poucos sabem que existe.

Se ainda sobrar um tempinho na agenda, o lugar oferece passeios incríveis como a Pousada Paiol de Telha. Lá você fecha o pacote Roça Tour e visita as cachoeiras da região de trator, além de se esbaldar com as maravilhas da cozinha caipira. A Pousada Alma de Pedra tem uma vista privilegiada para a pedra do Santuário, ponto mais alto da cidade, de onde começa a descida da tirolesa. E para os comilões de plantão como eu, não falta opção. Destaque para a pizzaria La Bella, que também serve panquecas e o restaurante Muvuca Caipira, com uma vista deslumbrante para lagos e montanhas.

Adrenalina e gostosuras de tirar o fôlego de qualquer um!

Leia as colunas anteriores de Juliana Abbamonte:

Renove suas forças

Bonito por natureza

Quem é a colunista: Juliana Abbamonte.

O que faz: Jornalista e Publicitária.

Pecado Gastronômico: Strogonoff da mamãe.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

Fale com ela: juabbamonte @yahoo.com.br


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens