Guia da Semana

Foto: Lygia de Luca


A maior tirolesa do Brasil e das Américas, e a segunda maior do mundo! Estou falando da Tirolesa de Pedra Bela, uma cidadezinha com cerca de sete mil habitantes, cravada na Serra da Mantiqueira, a 120 quilômetros da capital paulista. Típica cidade de interior, Pedra Bela é dona das mais exuberantes paisagens naturais: cachoeiras com corredeira, animais como tucanos, veados e pássaros raros. A tirolesa possui 1.900 metros e, em mais ou menos 1 minuto e 30 segundos é de pura aventura para quem curte viver fortes emoções e apreciar uma bela vista.

Tudo começou em 20 de fevereiro de 2008, quando André Prata, escalador desde os 13 anos e o responsável por desenvolver o montanhismo na região de Bragança Paulista, recebeu um pedido de sugestão para uma corrida de aventura, evento idealizado pelo Pastor Gerson da Igreja Adventista. E então surgiu a grande ideia da tirolesa. O ousado projeto precisou de semanas e semanas de trabalho, madrugadas em claro e muito esforço. Oito homens puxaram mais de 900 metros de cabo mato adentro, driblando as árvores e rochas no caminho, declives e aclives acentuados, ruas e redes elétricas. Em 25 de maio do mesmo ano, enfim, os primeiros sortudos puderam desfrutar essa experiência que poucos sabem que existe.

Se ainda sobrar um tempinho na agenda, o lugar oferece passeios incríveis como a Pousada Paiol de Telha. Lá você fecha o pacote Roça Tour e visita as cachoeiras da região de trator, além de se esbaldar com as maravilhas da cozinha caipira. A Pousada Alma de Pedra tem uma vista privilegiada para a pedra do Santuário, ponto mais alto da cidade, de onde começa a descida da tirolesa. E para os comilões de plantão como eu, não falta opção. Destaque para a pizzaria La Bella, que também serve panquecas e o restaurante Muvuca Caipira, com uma vista deslumbrante para lagos e montanhas.

Adrenalina e gostosuras de tirar o fôlego de qualquer um!

Leia as colunas anteriores de Juliana Abbamonte:

Renove suas forças

Bonito por natureza

Quem é a colunista: Juliana Abbamonte.

O que faz: Jornalista e Publicitária.

Pecado Gastronômico: Strogonoff da mamãe.

Melhor lugar do mundo: Minha casa.

Fale com ela: juabbamonte @yahoo.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.