Guia da Semana



A magia da lona armada, da pipoca na arquibancada e das inesquecíveis brincadeiras dos artistas na arena continuam arrancando risos de várias gerações. Em homenagem a essa tradição, em 27 de março é celebrado o Dia do Circo, quando mambembes de todo o país relembram Piolin, um dos primeiros palhaços brasileiros, representante das pessoas que vivem viajando em nome da diversão e do improviso.

Passados mais de 5 mil anos de apresentações, as artes circenses sofreram grandes transformações, abolindo os crueis números com animais, que deram dando lugar a shows pirotécnicos e componentes tecnológicos. Tudo isso sem perder a graça e a diversão do público, que relembra seu mundo infantil sempre que está à beira do palco. Para entrar nesse clima durante (e depois) da data, confira abaixo os principais espetáculos dos picadeiros nacionais.

Cirque du Soleil


Indiscutivelmente a fina nata da arte circense, com turnês realizadas em todas as partes do planeta, o Cirque du Soleil foi fundado no Canadá por dois artistas de rua. É considerado a síntese do "circo moderno", repleto de histórias performáticas, números acrobáticos e música ao vivo durante as apresentações. Tem como característica mais marcante a ausência de picadeiro, cujo objetivo é trazer o espectador mais próximo da performance.

Em 11 de junho, o Cirque du Soleil inicia a turnê Quidam, em Fortaleza, que marca os 25 anos de grupo, passando por mais sete cidades brasileiras: Olinda/Recife (9 de julho), Salvador (13 de agosto), Brasília (18 de setembro), Belo Horizonte (23 de outubro), Curitiba (4 de dezembro), Rio de Janeiro (8 de janeiro de 2010) e São Paulo (26 de fevereiro de 2010).

Circo Spacial


Inovou há vinte anos, ao não utilizar animais nas apresentações. Agora com espetáculo renovado, o Circo Spacial traz um show vanguardista, ao mesmo tempo em que preserva a tradição milenar circense. A trupe, composta de 45 artistas, é conhecida por demonstrações de força física, complementadas com música, teatro, coreografias e figurinos modernos. Destaque também para a presença de Pingolé, reconhecido como um dos melhores palhaços do Brasil. Nesta temporada, o Spacial diverte o público na Baixada Santista, em São Paulo.

Circo Roda Brasil


Com o objetivo de renovar o conceito de atividade circense, o Circo Roda Brasil foi criado a partir da união dos grupos teatrais Parlapatões e Pia Fraus, refletindo em uma comunicação direta com a platéia e constante pesquisa cênica. Itinerante, leva às cidades brasileiras uma apresentação baseada em três tipos de linguagens: teatro, circo e teatro de bonecos. Com o espetáculo Oceano em cartaz, o Roda Brasil pretende reproduzir a sensação de flutuação do universo submarino, através de acrobacias, esquetes cômicas e malabares. A trupe se apresenta no Festival internacional de Teatro, em Curitiba, que ocorre até o dia 2 de abril.

Circo do Beto Carrero


Parte de um dos maiores parques temáticos da América Latina, o Circo do Beto Carrero nasceu do sonho de João Batista Ségio Murad, o saudoso cowboy brasileiro apaixonado pela cultura Western norte-americana. Diferente das apresentações de seu parque temático de origem, o circo é itinerante. O setor de adestramento de tigres e cavalos foi deixado de lado, cedendo espaço aos números com palhaços, acrobatas e trapezistas. Em cartaz em Belo Horizonte, com o espetáculo Vida de Circo, tem como proposta levar o público em uma viagem ao mundo lúdico dos picadeiros, mostrando o que se passa nos bastidores, minutos antes do show.

Circo Vox


Após quase uma década de apresentações, o Vox segue a linha dos circos contemporâneos franceses: pequeno (capacidade para 200 pessoas) e com recursos tecnológicos em cena, como um jogo de luz negra para acrescentar mais dramaticidade às apresentações. A proposta é minimalista. No picadeiro, há apenas dois palhaços, uma contorcionista e uma atriz, que apresentam esquetes cômicos, malabarismos e truques de mágicas. A temporada de 2009 inicia em abril, com um espetáculo fixo na Zona Sul de São Paulo.


Fotos: divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.