Guia da Semana
Turismo
Por Rafaella Finci

Rio coloca QR codes em pontos turísticos da cidade

Códigos são lidos por aplicativos de smartphones e tablets e direcionam para páginas com conteúdos informativos sobre os locais.

QR code no Arpoador (Divulgação/Daniel Coelho)

O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais uma ferramenta para melhorar o turismo da cidade. Considerada um grande pólo turístico, a capital carioca passou a receber, a partir da sexta, 25 de janeiro, QR codes espalhadas pelos seus principais pontos dentro do projeto QRio.

+ Carnaval carioca disponibiliza aplicativo para celular
+ Confira as principais praias para a prática do surf

As QR codes, que se assemelham ao código de barras, podem ser fotografadas e lidas por smartphones e tablets que, automaticamente, leva as pessoas a uma página na internet com informações e fotos sobre o local em questão, como nome da região e até dicas de atividades turísticas, culturais e gastronômicas.

Os primeiros pontos turísticos que receberam QR codes foram o Arpoador e o Mirante do Leblon. Os próximos são Leme, São Conrado e Barra da Tijuca. A perspectiva é de que, até o fim de 2013, mais 30 pontos da cidade recebam painéis em forma desses códigos.

A QRio foi inspirada em uma iniciativa portuguesa, que colocou os códigos em pontos de Lisboa. Para sua fabricação, serão usadas pedras portuguesas e a manutenção fica a cargo dos calceteiros da prefeitura do Rio.


Por Rafaella Finci

Atualizado em 14 Fev 2013.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo