Guia da Semana

O Rio de Janeiro acaba de ganhar mais uma ferramenta para melhorar o turismo da cidade. Considerada um grande pólo turístico, a capital carioca passou a receber, a partir da sexta, 25 de janeiro, QR codes espalhadas pelos seus principais pontos dentro do projeto QRio.

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As QR codes, que se assemelham ao código de barras, podem ser fotografadas e lidas por smartphones e tablets que, automaticamente, leva as pessoas a uma página na internet com informações e fotos sobre o local em questão, como nome da região e até dicas de atividades turísticas, culturais e gastronômicas.

Os primeiros pontos turísticos que receberam QR codes foram o Arpoador e o Mirante do Leblon. Os próximos são Leme, São Conrado e Barra da Tijuca. A perspectiva é de que, até o fim de 2013, mais 30 pontos da cidade recebam painéis em forma desses códigos.

A QRio foi inspirada em uma iniciativa portuguesa, que colocou os códigos em pontos de Lisboa. Para sua fabricação, serão usadas pedras portuguesas e a manutenção fica a cargo dos calceteiros da prefeitura do Rio.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 14 Fev 2013.