Guia da Semana

Por Flávia Pansica

  • Você sabia?
    O termo carioca vem do tupi-guarani -"Kari´oca", que significa casa de branco. Há quem diga que a origem está na palavra "Acari-oca", ou seja, toca de acará, um tipo de peixe que era muito comum na região.


  • Um dos símbolos máximos das belezas brasileiras, a cidade do Rio de Janeiro continua soberana como cartão postal do país. Embora a repercussão negativa da atuação das facções criminosas no local, os turistas continuam visitando a capital e levando boas lembranças dela para seus destinos de origem.

    Em 1º de março de 1565, Estácio de Sá fundava a cidade que chegou a ser a capital do Brasil. Tudo começou no dia 1º de janeiro de 1502, quando André Gonçalves, comandante de uma expedição, avistou um lugar lindo que pensou ser a foz de um enorme rio. Sem ter dúvida, batizou o local de Rio de Janeiro.

    E olha que o Rio de Janeiro está ficando cada vez mais importante. Até em Marte! O cientista brasileiro Paulo Souza, da Naza, nomeou uma rocha marciana como Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos da cidade. Além disso, o Rio está sendo cotado para ser uma das sete maravilhas do mundo, em uma disputa acirrada que será desvendada no dia 7 de julho em Portugal. Isso sem falar no título de cidade-sede dos Jogos Pan-Americanos 2007.

    Freqüentada por pessoas de todas as partes do mundo, a cidade reserva para seus visitantes, uma série de atrações que agrada a gregos e troianos. O vasto roteiro de atividades e estabelecimentos ainda é o chamariz do local como ponto de referência de turismo. Acompanhe um roteiro completo da programação de aniversário da Cidade Maravilhosa e, veja também, depoimentos de alguns cariocas "da gema" conhecidos pelo público.

    O que o Rio de Janeiro representa para mim?
  • Felipe Dylon, cantor
    "É um lugar maneiro, alto-astral com um povo bondoso. A violência cresce e não deixa a população viver em paz. Mas, isso acontece também em várias outras cidades de países devido a estúpida desigualdade social e a falta de atenção do governo."

  • Léo Maia, cantor
    "O Rio de Janeiro representa para mim Tom Jobim, Tim Maia e Jorge Ben Jor, uma bela mistura que circula do Leme ao Pontal, simbolizando o que há de melhor num país tropical. Este é o meu Rio de Janeiro."

  • Pepita Rodrigues, atriz
    "O Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, com um povo lindo e muito querido e que merecia mais atenção das autoridades. Eu amo o Rio, respiro o Rio!"

  • Simoninha, cantor
    "Para nós cariocas, que amamos esta cidade, ela deve, e pode ser, a luz no fim do túnel e não o fim do túnel."



  • Eventos gratuitos: Saiba onde vão rolar os eventos grátis na cidade.

    Passeios: Veja opções de passeios próximo ao evento principal.

    Turismo: Lugares imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro.

    Telefones úteis: Os contatos mais importantes da cidade do Rio de Janeiro.

    Atualizado em 6 Set 2011.