Guia da Semana

Foto: Cômite Recife 2014


População: 6 milhões
Área: 1.200 km²
PIB: R$ 128 bilhões
Aeroporto: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, Aeroporto Santos-Dumont e Aeroporto de Jacarepaguá
Provável estádio: Jornalista Mário Filho (Maracanã)
Valor da reforma: R$ 430 milhões
Prazo de conclusão: 2012

Antiga capital e cartão portal do país, o Rio de Janeiro foi uma candidata natural e sem contestação para o Mundial de 2014. É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país. A costa recortada pela Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar fazem da cidade a principal rota internacional de turismo no Brasil. A Sede da Confederação Brasileira de Futebol fica lá.

Projeto:

Histórico e mundialmente conhecido, o Maracanã ganha uma reforma para receber 64 anos depois o evento esportivo. O projeto apresenta uma nova cobertura, um prédio para estacionamento (3500 vagas) e a correção da visibilidade que prejudica as primeiras fileiras atrás da cabine. Junto, haverá a melhoria do acesso para portadores de necessidades especiais e dos banheiros.

Entraves:

Os jogos Panamericanos não ajudaram a melhorar a infraestrutura urbana e o desenvolvimento imobiliário não deslanchou. Obras previstas antes mesmo do evento ainda não foram sequer iniciadas, e o sistema de transporte, assim como a segurança pública, precisam ser revistos. O Engenhão que foi construído para o evento e atende as especificações da Fifa, teve seus investimentos superados em mais de 600% o valor inicial e não receberá jogos do Mundial.

Atualizado em 6 Set 2011.