Guia da Semana

Não há evento que simbolize mais o Rio de Janeiro do que o Carnaval. É como se fosse uma energia toda particular que toma e convoca a cidade. Começa em janeiro, com escolas de samba finalizando fantasias, alegorias e adereços nos barracões e treinando o samba-enredo do ano em festas e rodas de samba nas quadras. Fevereiro chega e a Sapucaí já está no ritmo dos ensaios técnicos. Blocos, fanfarras, grupos de amigos e comunidades estão com canções e passos marcados no pulso, enquanto o sol, em sua plena potência, agracia cariocas e visitantes, deixando os corpos ainda mais morenos.

O ritmo do agogô chegará ao máximo nos primeiros dias de março. Tem gente que começa a contagem já na quinta-feira, dia 3, mas o reinado de Momo se inicia mesmo é no sábado, estendendo-se até a quarta-feira de cinzas. Durante esse período, é festa por todos os lados: na Marquês de Sapucaí, com os desfiles; nos bairros, em mais de 400 blocos de rua; nas praias, clubes e baladas.

O Guia da Semana reuniu as principais informações para você aproveitar o melhor da festa. Quem é de fora e está louco para entrar, aqui encontra pacotes turísticos ainda disponíveis. Para quem é da gema, apresentamos a agenda dos desfiles e ensaios técnicos das escolas de samba do grupo especial; programação dos melhores blocos de rua e várias outras dicas e matérias. Caia na folia e aproveite o que há de melhor da Cidade Maravilhosa.





Leia mais no Especial de Carnaval

Atualizado em 6 Set 2011.