Guia da Semana

Foto: Sxc.hu


Maio é um mês que inspira as mulheres brasileiras. É o famoso mês das noivas, quando são marcados centenas de casamentos e, consequentemente, as viagens de lua-de-mel. É uma fase que traz o romantismo para os casais e que também inspira quem vivencia o clima de amor, que não acaba em maio. Em junho, temos o igualmente conhecido Dia dos Namorados, uma data que se tornou bastante importante para os casais apaixonados nos últimos anos.

E durante essa época, surge a dúvida: qual é o melhor destino para uma viagem romântica? As opções são diversas, depende do perfil e da expectativa de cada pessoa em relação à viagem. E se o casal gosta de praia, de aventura, de história ou misticismo. Isso porque uma viagem romântica não precisa, necessariamente, ser tradicional. Pode envolver vários elementos que a tornarão ainda mais inesquecível.

A Índia é o destino do momento. Udaipur, por exemplo, é charmosa e bastante romântica. Lá o casal pode se hospedar no Hotel Taj Lake Palace, que fica localizado no meio do Lago Pixola. No estado de Kerala, no sul do país, a oferta de resorts é imensa.
Todos são maravilhosos e charmosos, como o Allepey, próximo de Cochin, cujos quartos ficam sobre as águas dos canais. Outro bom hotel para casais é o Leela, em Kovalan. Mas se a ideia for se hospedar em um houseboat, a dica é no Dal Lake, em Srinagar, na Cachemira. É uma pedida muito romântica, além de ser típico do país e totalmente diferente do que estamos acostumados.


Mas como não pensar em Agra, a cidade do amor? Essa energia vibra em toda a cidade e, em frente ao Taj Mahal, todos se emocionam. Jaipur também é outra cidade romântica, por conta de seus lindos palácios de marajás, hoje transformados em hoteis-palácios. Ficar hospedado em um deles é como viver um pouco das histórias das Mil e Uma Noites.

Fora das Índias, as ilhas paradisíacas também são uma excelente pedida, como Seychelles, Mauritius e Maldivas, esta última ameaçada de sumir do mapa em 60 anos, por causa do aumento do nível do mar. A dica é: corram e conheçam o local, que é deslumbrante. Já em Seychelles, é possível até se casar em um dos hoteis, que se encarregam de toda a decoração e até a papelada no civil.

O Tahiti dispensa comentários. Vários casais buscam suas águas límpidas para a celebração de cerimônias com trajes e rituais típicos. É um destino bastante romântico e inesquecível. As três ilhas mais conhecidas são Papeete, Moorea e Bora Bora, donas de raras e indescritíveis belezas, integrantes do imaginário de diversas pessoas que sonham em desfrutar de praias cinematográficas.

A Turquia também é lindíssima, com os pés no ocidente e no oriente. Deixa os turistas boquiabertos com suas construções e sua cultura milenar. A África do Sul aparece como outro excelente destino, unindo aventura e romantismo. Assim, para casais que querem fazer um safári fotográfico e depois conhecer os vinhedos da região, não poderia haver lugar melhor.

Não poderia deixar de sugerir a tradicional (e incrível) Europa. Lá, as opções são inúmeras: Paris, Roma, Barcelona, Lisboa, Praga, Grécia, Berlim... Sem contar as cidades menores do interior de cada país, que impressionam com sua beleza e história, além de uma rica gastronomia regional.

Mas o mais importante para cada casal é descobrir quais são seus sonhos e, principalmente, o investimento necessário para realizá-los. Aí é só fazer as malas e descobrir que o amor pode ser celebrado em todos os momentos, com maravilhosas paisagens como testemunhas.

Leia as colunas anteriores de Roberto Nedelciu:

Uma viagem ao passado

O gigante sul-africano

A beleza e os bons preços dos produtos indianos

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.