Guia da Semana

Foto: Divulgação/ Secretaria de Comunicação de Brotas

Arborismo em Brotas, interior de São Paulo

Imagine poder praticar atividades cheias de adrenalina em um cenário paradisíaco. Essa é a proposta dos diversos destinos brasileiros voltados para o turismo de aventura. Arborismo, ciclismo, canoagem, mergulho, rafting, asa-delta, balonismo, escaladas, montanhismo, rapel e tirolesa são algumas atividades recreativas que fazem parte desse segmento.

Ao contrário do que muitos pensam, as atividades praticadas nesse tipo de viagem não são consideradas radicais, já que são praticadas junto à natureza. "Praticamente todas as atrações desses destinos são aventureiras, pois os esportes radicais são urbanos", explica Thiago Padovanni, editor do Webventure, site especializado em turismo de aventura.

Para Padovanni, São Paulo é o estado mais estruturado para receber turistas que procuram essas emoções em meio a belezas naturais. "As melhores cidades para esse tipo de turismo são Socorro e Brotas. Nesses locais, as empresas se organizaram para receber esse público. Se a pessoa quiser praticar rafting, por exemplo, sabe que não vai correr perigo, pois a maioria das agências segue as normas de segurança", afirma.

A cidade de Socorro, por exemplo, possui sete empresas certificadas pelo programa Aventura Segura, criado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Sebrae Nacional, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas do Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA). Essa iniciativa visa garantir que as atividades sejam praticadas com segurança e sustentabilidade.

Para que você escolha um destino emocionante e ideal para o seu perfil, o Guia da Semana selecionou algumas opções no Brasil. Confira!

Brotas

Conhecida como a capital dos esportes de aventura e do ecoturismo, essa região do interior de São Paulo é um prato cheio para quem procura overdose de adrenalina. Repleto de represas, ribeirões, cachoeiras, corredeiras e nascentes, esse destino oferece emoção com segurança aos turistas.

Entre as atrações, há rafting noturno, cavalgadas, trilhas, escalada, tirolesa, boia-cross, arborismo, canionismo (exploração a pé de gargantas e cânions nas cabeceiras dos rios), mountain bike, voo de trike (um tipo de asa delta motorizada), canoagem, quadriciclo e duck radical, entre outras.

Foto: www.socorro.sp.gov

Rapel em Socorro, interior de São Paulo

Socorro

Localizada a 132 km da capital paulista, a Estância de Socorro, na Serra da Mantiqueira, possui relevo montanhoso e grande potencial hidrográfico. A cidade estende-se às margens do Rio do Peixe e suas belas cachoeiras e corredeiras atraem muitos turistas que buscam esportes de aventura e contato com a natureza.

A região oferece mais de 17 modalidades de atividades, que podem ser praticadas em terra, água e ar, como arborismo, rapel e parapente. Aqueles que buscam traquilidade podem se instalar em hotéis fazenda e pousadas aconchegantes. No centro da cidade, há casarões do início do século XX que promovem um encontro com a história do local.

Jalapão

Considerado um dos principais roteiros para quem pratica o ecoturismo e o turismo de aventura, o Jalapão, no leste do Tocantins, possui um cenário paradisíaco e com muitas atrações emocionante. Situada em plena mata de transição entre o cerrado e a caatinga, a região conta com uma vegetação rasteira similar às savanas, de onde surgem cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras e grandes chapadas.

Além disso, dunas de areias douradas, com até 30 metros de altura, e belas formações rochosas ganham destaque. A presença de flores e animais exóticos também salta aos olhos. Nesse verdadeiro oásis é possível praticar esportes de aventura, como rafting, por exemplo. Entretanto, para chegar a cada atrativo, é necessário percorrer cerca de 50 quilômetros, sempre por estradas bem estruturadas.

Foto: www.chapadadosveadeiros.com

Piscinas naturais do Rio São Miguel (Raizama) São Jorge, em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros

Situada no nordeste do estado de Goiás, a Chapada dos Veadeiros abrange cinco municípios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D´Aliança e Teresina. No Parque Nacional da região está o ponto mais alto do Planalto Central, com 1676 metros de altitude, e as nascentes mais altas da bacia do Rio Tocantins. O local também é conhecido pela riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade.

Nas trilhas entre serras e veredas há inúmeros atrativos turísticos, como rios, cânions, cachoeiras e águas termais. Nesses cenários de tirar o fôlego, é possível praticar arborismo, rapel, cavalgadas, boia-cross, entre outras atividades. No Parque Nacional, as caminhadas para os atrativos têm em média 4,5 Km, dando acesso à cachoeira de 80 m e o Salto de 120 m, entre outras belezas do Rio Preto, divisa entre os municípios de Alto Paraíso e Cavalcante.

Galinhos

A região está inserida no município do mesmo nome, a mais de 160 km de Natal, em uma pequena península. O acesso ao local só pode ser feito de barco, de bugue ou de veículo 4x4, através das dunas, na maré baixa. As paisagens são formadas por dunas, salinas e manguezais. A dificuldade do acesso torna o local praticamente intocado e com poucos traços de civilização.

Em Galinhos, é possível praticar kitesurf, passeios a cavalo pelos 16 quilômetros de enseada, mergulhos em águas cristalinas, sandboard (surf nas dunas), entre outras atividades. Ainda é possível fazer caminhadas e realizar passeios de bike nas salinas naturais.

Atualizado em 6 Set 2011.