Guia da Semana

Importante data do calendário católico, o feriado de Nossa Senhora Aparecida, remete a história dos pescadores que encontraram uma imagem da santa no rio Paraíba do Sul, na cidade de Aparecida. O Guia da Semana selecionou igrejas que celebrarão missas dedicadas a data. Confira!

Igreja da Sé

Foto: Wikipédia


Em frente ao marco zero da cidade de São Paulo, o Pateo do Collegio, a Catedral da Sé é referência de beleza arquitetônica e atrai centenas de fiéis para participar de suas celebrações. Ela começou a ser construída em 1913 e foi inaugurada em 1954, no 4º centenário da Cidade de São Paulo. Foi fechada por um tempo e reaberta em 2002, após três anos de reforma. É considerado um dos cinco templos góticos mais importantes do mundo.
Endereço: Praça da Sé, s/nº, Centro, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3107-6832

Igreja Nossa Senhora do Brasil

Foto: Wikipédia


A antiga Paróquia do Jardim América, foi criada em 1940, por Dom José Gaspar de Affonseca e Silva. Muito conhecida pelos casamentos glamourosos realizados em suas dependências, a Igreja é dedicada a Nossa Senhora do Brasil. Anteriormente, a imagem dessa Santa era conhecida pelo nome de Nossa Senhora dos Corações Divinos, no estado de Pernambuco. Em 1828, a imagem foi levada a Nápolis, na Itália, pelo Frei Joaquim de Afrágola, por causa das profanações que aconteciam nos templos, na época. Intitulada de "Madonna Del Brasile", a Santa de traços indígenas e com um menino Jesus no colo de feições mestiça, foi trazida de volta ao país para ser a padroeira da então Paróquia do Jardim América.

Endereço: Av. Brasil, s/nº, Jardim América, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3082-9786

Mosteiro São Bento

Foto: Wikipédia


Dentro do complexo do Mosteiro, a Paróquia dedicada a Nossa Senhora da Assunção desde 1720, é um dos pontos turísticos da cidade de São Paulo. Com celebrações de missas em rito monástico e com canto gregoriano, a igreja apresenta uma construção típica do século XVII, projetada pelo arquiteto Richard Bernd. A decoração interna, com afrescos e murais, é de autoria e execução do monge beneditino holandês, Dom Albert Gresnicht.

Endereço: Largo de São Bento, s/nº, Centro, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3328-8799

Rio de Janeiro

Catedral de São Sebastião

Foto: Wikipédia


Construída apenas em 1964, 288 anos depois da fundação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, a Catedral apresenta em seu interior um ambiente lindíssimo com enormes vitrais, cada um com uma simbologia específica. Eles estão posicionados conforme os pontos cardeais e significam as quatro notas características da Igreja: Una, Santa, Católica e Apostólica.

Endereço: Av. Chile, 245, Centro, Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (21) 2240-2669

Igreja da Candelária

Foto: Wikipédia


Um dos mais belos monumentos religiosos da capital carioca, a Igreja da Candelária tem sua origem no início do século XVII. Sua fundação foi atribuída à devoção e ao cumprimento da promessa feita a Nossa Senhora da Candelária, por Antônio Martins Palma, após enfrentar uma forte tempestade no navio que comandava. A cúpula da Igreja é toda em pedra de lioz, vinda de Lisboa (Portugal) e apresenta estilo neoclássico.

Endereço: Praça Pio X, Centro, Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (21) 2233-2324

Curitiba

Catedral de Nossa Senhora da Luz

Foto: Wikipédia


Situada no centro de Curitiba, a Catedral Metropolitana possui estilo neogótico e é considera a construção mais importante da Praça Tiradentes. A Igreja é dedicada a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira de Curitiba.

Endereço: Rua Barão do Serro Azul, 31, Praça Tiradentes, Curitiba-PR
Telefone: (41) 3324-5136

Porto Alegre

Catedral de Nossa Senhora Madre de Deus

Foto: Wikipédia


A fundação da Catedral Metropolitana de Porto Alegre está intimamente ligada com a origem da cidade. Ela surgiu da necessidade de atendimento religioso aos açorianos e aos soldados paulistas, que estavam de passagem para as Missões. A paróquia começou com uma pequena capela, feita de pau a pique, e hoje é um lindo monumento no centro da capital do Rio Grande do Sul.

Endereço: Av. Duque de Caxias, 1047, Centro, Porto Alegre-RS
Telefone: (51) 3228-6001

Aracaju

Igreja de Santo Antônio

Foto: Wikipédia


Esta situada no Bairro de Santo Antônio, que é o ponto mais alto de Aracaju. O lugar oferece uma bela visão panorâmica da cidade, do estuário do rio Sergipe e da ilha de Santa Luzia. Todo dia 13 de junho, os arredores da igreja são tomados pelos fiéis para homenagear o Santo Casamenteiro.

Endereço: Praça Siqueira de Menezes, s/nº, Santo Antônio, Aracaju-SE
Telefone: (79) 3236-1864



Atualizado em 6 Set 2011.