Guia da Semana

Foto: Wikipedia


O bairro do Ipiranga tem história. Foi às margens do rio homônimo que Dom Pedro II declarou o Brasil independente de Portugal em 7 de setembro de 1822. Atualmente, a região concentra aproximadamente 556.040 habitantes, o que representa 4,9% da populacão do município de São Paulo. Conheça alguns dos locais construídos em homenagem ao fato histórico.

Parque da Independência
Com 161.300m², um dos principais atrativos do local é o conjunto formado pelo jardim, inspirado no entorno do palácio de Versailles, com fontes e chafarizes construídos para as comemorações do centenário da Independência e restaurados em 2004. O parque abriga também o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, além da Casa do Grito, um viveiro de plantas e um museu de zoologia.

Endereço: Av. Nazareth, s/n - Ipiranga - São Paulo - SP.
Fone: (11)2273-7250
Funcionamento: 6h às 20h

Monumento à Independência
Inaugurado, embora não concluído, em 7 de setembro de 1922 como parte das comemorações do centenário da emancipação política brasileira. Projeto do italiano Ettore Ximenes, o monumento só ficou pronto quatro anos mais tarde, com a inclusão de painéis de episódios vinculados ao processo de independência, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Inconfidência Mineira de 1789 e dos principais articuladores do movimento, como José Bonifácio de Andrada e Silva e Hipólito da Costa. Em 1952, a Capela Imperial, que contém os restos mortais da Imperatriz Leopoldina e de D. Pedro I, foi construída no interior do monumento. Desde então, o local passou por restaurações e reformas.

Casa Grito
Relacionado ao grito "Independência ou Morte", o prédio tombado como patrimônio histórico estadual abriga exposições sobre a cidade, com arquivos arqueológicos, fotografias e vídeos. Não há registros precisos sobre o ano de sua construção. Sabe-se que foi originalmente feito em pau-a-pique, desapropriado em 1936 e que permaneceu semi-abandonado até 1955, quando foi realizada uma restauração que procurava aproximá-lo à casa representada na tela O Brado do Ipiranga de Pedro Américo, que se encontra no Salão Nobre do Museu Paulista. Em 1981, a casa foi submetida a pesquisas arqueológicas e a obras de restauro que procuraram corrigir os excessos das intervenções anteriormente realizadas.

Atualizado em 6 Set 2011.