Guia da Semana

Fotos: Wikipedia


Ponto obrigatório de muitos turistas que visitam Los Angeles, especificamente Hollywood, a calçada da fama é a grande oportunidade de estar próximo de celebridades do showbiz, da música e do esporte que fizeram escola ao longo dos anos. O sucesso foi tão grande que outras cidades resolveram apostar na ideia e criar seus próprios espaços para homenagear essas figuras ilustres, ao mesmo tempo em que atrai visitantes do mundo inteiro. Confira a lista que separamos para você!

Hollywood

Um passeio pela avenida Hollywood Boulevard é fundamental para conhecer os artistas consagrados no passado e presente, na calçada mais famosa do mundo. É ao longo dos seus 5,6 quilômetros que estão mais de 2 mil estrelas autografadas, composta por representantes do cinema, teatro, TV, rádio e indústria fonográfica. Este ano ela completou 50 anos de sua inauguração e sua estrela número um pertence à atriz Joanne Woodward - que em 1960 estava no auge da carreira e tinha acabado de ganhar um Oscar pelo filme As Três Máscaras de Eva, de 1957.

No chão, personalidades como The Beatles, Chuck Norris, Marlon Brandon, Greta Garbo, Jeff Bridges, Sandra Bullock, entre outros. O Brasil está representado com Carmen Miranda. Os desenhos animados Pernalonga, Pato Donald, Mickey Mouse e Pica-Pau figuram a lista e até a cadelinha Lassie - um cachorro na vida real - que estrelou dezenas de filmes e sérias da TV - foi homenageada. Para um passeio virtual, acesse o link.

Londres

Nada melhor do que inaugurar a Square of Fame (Praça da Fama) com a artista mais bem sucedida de todos os tempos. Somando mais de 260 milhões de álbuns vendidos, 150 milhões de DVDs e cinco Grammy, Madonna inaugurou o espaço em 2006, deixando a marca de suas mãos em um círculo de bronze, dentro do complexo de Wembley, na Arena Square, espaço esse reservado para estrelas globais, do cinema, música e atletas esportivos.

Entre as personalidades que fazem presença, estão a cantora Kylie Monogue, George Michael, Dolly Parton, Bryan Adams, Lionel Richie e o grupo de Basquete Harlem Globetrotters. À noite, vale a pena conferir o jogo colorido de luzes que o espaço oferece.

Toronto



Em grandes azulejos coloridos, cada um montado com uma estrela, encontram-se os nomes das celebridades canadenses do mundo no cinema, teatro, música, televisão, rádio e esporte. A Canada's Walk of Fame estende-se ao longo da Roy Thomson Hall e passa pelos teatros Princess of Wales Theatre e Royal Alexandra Theatre, na King Street.

A inauguração aconteceu há 12 anos e atualmente conta com 124 nomes, como a atriz do seriado Sex and the City Kim Cattrall, o comediante e apresentador de TV Howie Mandel, o músico Tom Cochrane, o autor de livros infantis Robert Munsch e a atleta Chantal Petitclerc.

Berlin

A cantora e atriz Marlene Dietrich - diva do cinema alemão - foi a escolhida para ser a primeira homenageada no Boulevard das Estrelas, a calçada da fama de Berlin. O projeto é parte das comemorações do Berliner, tradicional Cinema da Capital, e pretende não apenas atrair turistas, mas convidar os apreciadores da sétima arte a entender e aprender sobre as peculiaridades da cinematografia alemã.

A proposta é homenagear 40 artistas-referência que fizeram sucesso no cinema, televisão ou música do país, como o diretor Billy Wilder, o escritor-diretor-ator Rainer Werner Fassbinder, o cinegragista Ballhaus Kameramann, a atriz Angelica Domröse Schauspielerin, entre outros.

Rio de Janeiro



Uma ode aos craques mundiais do mundo do futebol. Como não poderia ser diferente, o Brasil entra nessa lista no emblemático estádio do Maracanã, reunindo alguns dos maiores craques do esporte. Cada homenageado foi convidado a colocar seus pés em um molde de gesso, para na seqüência ter sua pegada eternizada no Hall da Bola.

Até então são 100 craques mundiais, com os brasileiros Carlos Alberto Torres, Falcão, Ademir da Guia, Barbosa, Leão, Pelé e Garrincha. Na lista dos estrangeiros, o alemão Beckennbauer, Petkovic e o algoz da copa de 1950, o uruguaio Ghiggia.

Hong Kong

Para homenagear sua indústria cinematográfica, aumentar o turismo e reforçar Hong Kong como 'cidade do mundo Ásia', criou-se em abril de 2004 a Avenue of Stars (Avenida das Estrelas). Ela reserva atrações especiais, como o Templo Man Mo, construído em 1847, em memória as deusas da Literatura e da Guerra.

Dentre as celebridades da indústria local, Jackie Chan autografou com as marca das mãos sua homenagem e a estátua de Bruce Lee em tamanho real dá as boas vindas para o público logo no começo da avenida.

Atualizado em 16 Set 2011.