Guia da Semana

Por Flávia Pansica

Foto: www.sxc.hu

Para os trabalhadores que emendam o feriado, essa será uma ótima oportunidade de descansar, viajar e conhecer algumas cidades do Brasil. De 7 a 10 de junho os pacotes turísticos em diversos lugares já estão à disposição dos hóspedes que queiram desfrutar os dias de folga.

Para você aproveitar cada minuto do seu feriado, o Guia da Semana preparou um roteiro de viagens para agradar a todos os gostos: os que preferem a praia (Itararé e Ilha do Mel), os amantes do campo (Canela, Campos do Jordão) e os aventureiros (Amazônia e Chapada dos Veadeiros), entre outros destinos. Você ficará sabendo os principais lugares para passear, dormir, comer e dicas importantes de cada local. Já comece a arrumar as malas e boa viagem!

Origem e tradição do feriado



A palavra "Corpus Christi" vem do latim e sua tradução é "Corpo de Cristo". A Igreja Católica celebra a presença real de Jesus na eucaristia, ou seja, a transformação do pão em corpo e do vinho em sangue de Cristo. A data é móvel, pois acontece na quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade, festa posterior a Pentecostes.

Um hábito muito comum dos brasileiros nessa época é a construção de tapetes feitos com diversos materiais como serragem, flores, farinha e folhas para enfeitar a procissão dos fiéis.


Campos do Jordão (SP)
Itacaré (BA)
Ilha do Mel (PR)
Chapada dos Veadeiros (GO)
Lençóis Maranhenses (MA)
Canela (RS)
Ouro Preto (MG)
Amazônia
Buenos Aires (Argentina)

Atualizado em 6 Set 2011.