Guia da Semana

Por Flávia Pansica


Entre os grandes feriados nacionais, a Páscoa ganha destaque pela importância religiosa e por mais uma oportunidade de descanso para os brasileiros. A semana santa não tem um dia fixo em nosso calendário, podendo variar a cada ano, tendo como data mínima dia 22 de março e máxima 24 de abril. Para calcular, basta saber que dia cai o carnaval e a quarta-feira de cinzas, conte mais 46 dias e lá estará o domingo de Páscoa.

Significado:
O nome Páscoa vem do grego Pessach, que significa passagem, ou seja, a transformação da morte para a vida. É a festa da comunidade cristã, onde fiéis participam fervorosamente de cerimônias religiosas. O grande acontecimento é a ressurreição de Jesus Cristo, que trouxe esperança após ter vencido a crucificação e a morte. Para a população judaica é a festa que celebra a liberdade dos hebreus, tidos como escravos no Egito.

Em função da data, o Guia da Semana preparou uma série de curiosidades sobre os significados religiosos, um bazar recheado de ovos de páscoa e roteiros de viagem para você curtir o feriado. Feliz Páscoa!

OS DIAS ESPECIAIS

Na Semana Santa cristã, cada dia tem um significado especial, representando as etapas do final da vida de Jesus até sua ressurreição.

  • Quinta-Feira Santa
    Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.

  • Sexta-Feira Santa
    À tarde apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.

  • Sábado Santo
    A igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.

  • Domingo de Páscoa
    Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte.



  • Você sabia?
    Que o Brasil ocupa o quinto maior mercado mundial de chocolate? O consumo médio da guloseima no Brasil é em torno de 2,4 quilos por habitante, com variações regionais. São Paulo, por exemplo, tem um consumo anual de 3,8 quilos, o mesmo que o de um italiano médio.


  • Culturas: Saiba como é a Páscoa ao redor do mundo.

    Significados: Descubra cada símbolo da Páscoa.

    Passeios: Os roteiros mais tradicionais para o feriado.

    Viagem: Os lugares ideais no Brasil para curtir a Páscoa.

    Atualizado em 6 Set 2011.