Guia da Semana

Você sabia que São Paulo é o berço do futebol no Brasil? Em 1984, Charles Miller trouxe bolas e um livro com regras do jogo para a cidade. Sócio do clube inglês da cidade, o São Paulo Athletic Club, Miller tornou-se jogador desta que foi a primeira equipe de futebol no país.

+ Veja os estádios de futebol para conhecer ao redor do mundo
+ Confira os roteiros de passeios pela cidade de São Paulo
+ Veja nossa seleção de bares ao ar livre

Separamos um roteiro especialmente para os apaixonados pelo esporte. Descubra não só as galerias de troféus e relíquias de alguns dos principais clubes do país e do mundo, como também explore vestiários, gramados e principalmente histórias dos gênios da bola e dos anônimos que transformaram o Brasil no país do futebol.

Museu do Futebol

Em uma área de quase 7 mil m², no chamado "avesso" das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, foi construído o Museu do Futebol. O espaço é voltado para mostra ao público como o futebol, um esporte inglês e de elite, ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, incorporando aspectos da cultura nacional.

Praça Charles Miller, s/nº - (11) 3664-3848 Leia mais

Estádio do Morumbi

O Estádio foi erguido entre as décadas de 50 e 60 pelo São Paulo Futebol Clube. Na época, o Morumbi era um bairro praticamente desabitado. A partida era entre São Paulo e Sporting Club de Portugal. O clube oferece o serviço Morumbi Tour, uma visita monitorada que permite conhecer diversas dependências do estádio, incluindo a tribuna de honra, a sala de imprensa e o vestiário. Além da grande sala de troféus de um dos clubes mais vitoriosos do futebol mundial.

Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n° - (11) 3749-8000 Leia mais

Estádio do Canindé (Portuguesa)

O Estádio do Canindé é localizado às margens do Rio Tietê, na cidade de São Paulo e cuja propriedade é da Associação Portuguesa de Desportos, clube social-poliesportivo ligado à colônia portuguesa da capital paulista. O local conta com um museu que possui a maior hemeroteca entre os clubes de futebol da cidade.

Rua Comendador Nestor Pereira, 33 - (11) 2125-9400 Leia mais

Obelisco da Fundação do Corinthians

O Obelisco em homenagem à fundação Sport Club Corinthians Paulista fica no exato local em que teria sido fundado em 1º de setembro de 1910. Hoje, onde se instalou uma importantíssima rua de comércio popular de roupas, naquela esquina da Rua José Paulino, foi fundado o clube que se tornaria o mais popular de São Paulo e o dono de uma das maiores torcidas do mundo.

Rua Cônego Martins, s/n Leia mais

Estádio do Pacaembu

O Estádio foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940 e é considerado um dos estádios mais completos do país. O complexo possui instalações para a prática de futebol, natação, boxe, vôlei, basquete, handebol, futebol de salão, tênis e atletismo, além de sediar apresentações coletivas de ginástica e dança. Os apaixonados por esportes podem conhecer o estádio e sua história em visitas monitoradas gratuitas, mediante agendamento prévio.

Praça Charles Miller, s/nº - (11) 3664-4650 Leia mais

Memorial Charles Miller

O São Paulo Athletic Club é um clube desportivo brasileiro que fez parte do surgimento do futebol no país. Em abril de 1895, Charles Miller organizou com seus colegas do SPAC a primeira partida oficial de São Paulo, o que serviu de semente para que o SPAC fosse o clube pioneiro na prática do futebol no Brasil. O Memorial, inaugurado em 2012, expõe cerca de 80 itens entre taças, camisas, flâmulas, fotografias e cartas que ilustram o começo da histórica do futebol no nosso país.

Rua Visconde de Ouro Preto, 119 Leia mais

Estádio do Juventus (Rua Javari)

O Estádio Conde Rodolfo Crespi, conhecido como Estádio da Javari, foi inaugurado em 26 de abril de 1925 e adquirido da família Crespi pelo Clube Atlético Juventus em 1967. O clube homenageia dois importantes clubes italianos: a Juventus de Turim no nome, e o Torino no uniforme. O Estádio só abriga jogos durante o dia por não ter sistema de iluminação nem placar eletrônico. Por isso é considerado um dos mais românticos e nostálgicos campos do país.

Rua Javari, 117 Leia mais

Parque São Jorge

Sede social do Sport Club Corinthians Paulista, o Parque São Jorge é uma área reservada a sócios e não sócios do clube e abrange uma área de 160 mil metros quadrados. Fazem parta da estrutura o Memorial, uma galeria de que abriga diversos objetos, fotos e lembranças que marcaram a história do clube, a Capela São Jorge, inaugurada em 1967 e uma loja Poderoso Timão, com artigos do time para venda.

Rua São Jorge, 777 - (11) 2095-3000 Leia mais

Centro Histórico Mackenzie

A tradicional universidade foi uma das pioneiras no futebol brasileiro. Em 1898 foi fundada a Associoação Atlética Mackenzie College, primeira equipe criada por brasileiros para praticar o esporte. Algumas das históricas do clube, que encerrou suas atividades em 1922, podem ser conferidas no Centro Histórico, espaço de memória da instituição.

Rua Itambé, 45 - (11) 2114-8661 Leia mais

Arena Corinthians

O local foi definido como sede paulista da Copa do Mundo de 2014,
e abrigou seis partidas da competição, entre elas, a abertura e
uma das semifinais. Localizado no bairro de Itaquera, em frente
à estação Corinthians-Itaquera do Metrô, tem capacidade para
48 mil pessoas.

Avenida Miguel Inácio Curi, 1111 Leia mais

Allianz Parque

O novo estádio do Palmeiras, construído no lugar do antigo Palestra
Itália (também conhecido como Parque Antarctica), tem capacidade
para 45 mil pessoas em jogos de futebol e 60 mil em shows, é um estádio versátil e multiuso. Fica entre os bairros da Barra Funda e Perdizes, próximo à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô

Rua Turiassu, 1840 - 3873-2111 Leia mais

Por Marina Marques

Atualizado em 29 Jan 2015.