![]() |
Foto: elitebrasil.com.br |
Ele surgiu como a voz do morro, precisamente no ano de 1917, e trouxe à tona uma maneira inusitada de diálogo entre favela e asfalto. Entre batuques de pandeiros, repiques, ganzás; solos de banjo, cavaco e bandolim, a música se fazia pelas melodias ora discursivas, ora românticas.
Seu nome? Samba, o retrato do sincretismo nacional que uniu elementos africanos aos napolitanos para enfim brindar à cultura brasileira, com um som efervescente de remexer as cadeiras. Dos morros, para os outros cantos da cidade, ele superou os preconceitos e segue sua trajetória de quase um século de existência.
Mas as características de raiz não se perpetuaram, na maioria dos casos, e hoje há quem venda gato por lebre. Como diria o poeta Jorge Aragão, "tá chovendo de gente que fala de samba e não sabe o que diz". Raros são os locais onde se cultua a genuinidade desse ritmo tão apreciado pelos brasileiros.
Conforme advertiu Dorival Caymmi na canção O samba da minha terra: "Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé". Mas, se você não sofre dos nervos e nada há que lhe impeça de desfrutar de tal autenticidade, o conselho é cair na gandaia e conhecer alguns dos principais pólos da cultura no eixo Rio São Paulo. Confira!
Beco do rato
![]() |
Foto: Divulgação |
Às sextas, o espaço se transforma num cenário que abre alas para o samba de raiz, na roda comandada pela cantora Dani Calcia e o violonista Marcelo Pancinha. Contando apenas com a propaganda boca-a-boca, o Beco é cada vez mais frequentado pelos cariocas e turistas que visitam o Rio.
Beco do Rato
Data: quintas e sextas.
Horário: a partir das 19h.
Endereço: Rua Morais e Vale, 5- Lapa- Rio de Janeiro-RJ.
Telefones: (21) 2222-2359/ 2221-8062.
Entrada: Gratuita.
Samba da Vela
![]() |
Foto: Divulgação |
O clima de descontração toma conta do ambiente. A empolgação é coletiva e desenfreada. No gogó dos novos compositores: músicas primeira linha. Passado algum tempo, a chama se apaga e, conforme o dito popular, "não tem choro, nem vela". E assim a cena se repete todas as segundas-feiras, desmistificando o jargão de que São Paulo teria enterrado o samba.
Samba da Vela
Data: Todas as segundas.
Horário: a partir das 20h.
Endereço: Casa de Cultura Santo Amaro- Praça Francisco Ferreira Lopes, 434. Sto. Amaro São Paulo-Sp.
Telefone: (11) 5522-8897.
Entrada: R$ 2,00 para contribuição.
Cacique de Ramos
![]() |
Foto: Divulgação |
Mantendo a tradição, todo domingo é realizada uma roda de samba a partir das 17h com o grupo Partideiros do Cacique. Valter Pereira, vice-presidente do Cacique, relata que o local está sempre lotado e, por ocasiões, conta com a participação de sambistas ilustres como Beth carvalho e Almir Guineto, sem falar nos sempre presentes Bira Presidente e Ubiranir, componentes do grupo Fundo de Quintal. "A entrada é democrática, aberta para todos, todos compartilham para o bom andamento da roda que se consagra há tantos anos", explica Valter.
Cacique de Ramos
Data: todos os domingos com o grupo Partideiros do Cacique.
Horário: das 17h até as 23h.
Presenças:Fundo de Quintal, Bira Presidente.
Endereço: Rua Uranos , 1326 (Ramos) Rio de Janeiro-RJ.
Entrada: Gratuita.
Samba da Laje
![]() |
Foto: photocase.de/de/ |
Atualmente, a comunidade do Samba da Laje anima a região da Vila Santa Catarina, em São Paulo, todo último domingo do mês, sempre com um convidado especial a cada edição. É uma das mais animadas e engajadas rodas de samba da terra da garoa.
O repertório variado contempla dos clássicos de Noel Rosa às conhecidas canções de Zeca Pagodinho. Os músicos, com faixa etária inicial de 15 anos, são jovens que respeitam e zelam o verdadeiro samba e que não se deixam contaminar pelo modismo, preservando o samba raiz, e as pastoras que marcam presença com suas vozes agudas.
Samba da Laje
Data: todo último domingo do mês.
Horário: das 14h às 21h.
Endereço: Rua Jandi , 1326 Vila Sta. Catarina São Paulo-SP.
Entrada: Gratuita.
Bip Bip
![]() |
Foto: sescsp.org.br |
Nas paredes do Bip Bip fotos de grandes sambistas, recortes de jornal falando do bar e do Botafogo, além de caricaturas do dono do estabelecimento descontraem o ambiente. Aqueles que não gostam de esperar para serem atendidos não precisam se preocupar, o bar não tem garçom. O cliente faz o pedido diretamente ao proprietário, e pega a sua própria cerveja no freezer.
Bar Bip Bip
Data: terças (21h30) e domingos (20h).
Horário: a partir das 15hrs.
Endereço: Rua Almirante Gonçalves, 50 Copacabana- Rio de Janeiro-RJ
Telefone: (21) 2267 9696.
Entrada: Grátis.
Você vai se quiser!
![]() |
Foto: sampaist.com |
Conforme propõe o nome da roda, nada de compromissos rigorosos. O clima é de descontração: um grupo de amigos que se reúne para tocar e conversar. Tem gerente de projetos, médico, eletricista, professora e auxiliar de escritório e muitos, muitos amigos. Todos juntos no Restaurante Gordinhos, carinhosamente conhecido como Botequim da Dona Rafaela. O grupo estava sem lugar para se reunir, então descobriram esse cantinho e convenceram dona Rafaela a fazer a roda de samba aos sábados.
Você Vai Se Quiser!
Evento: roda de samba com a cantora Graça Braga e convidados.
Data: todos os sábados.
Horário: a partir das 15hrs.
Endereço: Rua João Guimarães, 241, Centro- São Paulo-SP (Imediações da Praça Roosevelt).
Telefone: (11) 3816-3082.
Entrada: R$ 10,00.
*Conheça mais antros de samba de raiz no eixo Rio São Paulo:
Ó do Borogodó
Bar Samba
Ponto Gê do Samba
Carioca da Gema
Atualizado em 6 Set 2011.