Guia da Semana



De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo, esta modalidade gera três trilhões e meio de dólares por ano em todo o planeta. Os profissionais da área aproveitam a diversidade natural dos espaços e dos serviços oferecidos, criando assim modalidades turísticas, como a esportiva, cultural, religiosa, gastronômica, rural entre outros.

Nessa onda, um novo meio de turismo vem crescendo no país: o Turismo ufológico. Segundo artigo do estudioso Paulo Aníbal G. Mesquita, o Brasil possui áreas de enorme beleza natural de norte a sul que trazem intensas manifestações ufológicas e energéticas. Confira um breve roteiro com dicas de locais que podem receber supostos habitantes do Sistema Solar.

Serra do Roncador - Mato Grosso
Com paredões verticais rochosos de arenito, que chegam até 600 metros de altura, o local dispõe do primeiro 'discoporto' brasileiro, próximo a Barra dos Garças, espaço reservado para o pouso das espaçonaves. Além disso, uma das formações rochosas é chamada Dedo de Deus, onde alguns esotéricos acreditam existir uma passagem para outra dimensão.

Chapada Diamantina - Bahia
Com uma área de aproximadamente 40 mil quilômetros quadrados, com inúmeras quedas de água, como a Cachoeira da Fumaça com aproximadamente 400 metros de altura, além das inúmeras formações rochosas, como o Morro do Pai Inácio, onde do seu topo pode-se avistar toda a Chapada. Em quase toda a Chapada, há relatos de observações de Ufos, seguidos até de possíveis abduções, como na Gruta do Poço Encantado, onde em algumas épocas do ano, a luz penetra por uma fenda e mergulha até as profundezas do lago.

São Thomé das Letras - Minas Gerais
Situada a 1400 metros de altitude, a cidade mineira é considerada uma das mais famosas quando o assunto é misticismo. Em todo o município, existem relatos de aparições de discos voadores, inclusive com pousos em chácaras da região. Além disso, a beleza natural impressiona e também é repleta de lendas, como a Gruta do Carimbado, que possuiria ligação subterrânea até Machu Picchu, no Peru.

Parque Nacional Serra da Capivara - Piauí
Está localizado a 530 quilômetros de Teresina e abrange diversos ecossistemas, que são mantidos pelo Governo Federal com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente. O local é um dos sítios arqueológicos mais antigos do país e demonstra pinturas rupestres que ilustram situações vividas pelos homens da antiguidade.

Foto: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.