Guia da Semana



Natal é sinônimo de presentes e confraternização entre familiares, amigos, casais e colegas de trabalho. Além disso, a data é um período especial em que as cidades ficam enfeitadas com grandes árvores e luzes piscantes nos principais pontos turísticos e encantam qualquer um que dar uma passada por estes locais. Pensando nisso, o Guia da Semana preparou um pequeno roteiro dos principais points natalinos em algumas capitais brasileiras. Confira!

Rio de Janeiro

Na Cidade Maravilhosa, o local escolhido para ser palco da grande árvore de natal é a Lagoa Rodrigo de Freitas. Patrocinada pela Bradesco Seguros e Previdência, esta é a 14ª edição consecutiva da montagem da árvore, que segundo o Livro dos Recordes é a maior Árvore de Natal flutuante do mundo.

Seguindo a tendência de novidades, para este ano a simbologia escolhida é a grande atração. O cenógrafo Abel Gomes encheu a estrutura de guirlandas de Natal, que segundo ele, representam prosperidade, evolução e recomeço. Em 2009, a árvore medirá 85 metros, terá 2,9 milhões de microlâmpadas, pesa 530 toneladas e será erguida por 11 flutuadores. Ela será inaugurada 5 de dezembro, a partir das 20h.

São Paulo

Mais uma vez o Parque do Ibirapuera vai sediar a maior árvore de natal da capital paulista. Prevista para ser inaugurada em 7 de dezembro, o evento terá um grande show de abertura com a participação de Hebe Camargo como Mestre de Cerimônia, apresentações do Coral do Grupo Santander Brasil e do Afro Lata, além de show de fogos de artifício e neve artificial, a partir das 19h30.

Além disso, a terra da garoa conta com uma grande árvore de natal iluminada com um Papai de Noel de 20 metros de altura que enfeitará a Ponte Estaiada, na Zona Sul. Os Roteiros Natalinos, promovidos pela SPTuris, custam R$ 10,00, e fazem um passeio por toda a cidade partindo da Praça do Patriarca, no Centro. Os números apontam que a prefeitura espalhará mais de 25 milhões de microlâmpadas, 3,5 mil refletores e 25km de mangueiras iluminadas por toda a cidade.

Curitiba

O Palácio da Avenida, em Curitiba, recebe o Natal do HSBC, que este ano conta com o Coral Infantil, formado por 160 crianças. O evento terá 12 apresentações e deve receber cerca de 200 mil pessoas até 20 de dezembro. As apresentações são gratuitas e acontecem de sexta-feira a domingo, sempre às 20h30.

O espetáculo quer mostrar a diversidade de cada país, destacando que o espírito natalino traz sentimentos e emoções, tornando os homens todos iguais. A atriz Ângela Viera fará parte de todas as apresentações ao lado das crianças do coral. As canções serão cantadas em espanhol, francês, italiano, inglês, alemão e japonês.

Brasília

Na capital federal, a decoração de natal será inaugurada em 6 de dezembro. Próxima a rodoviária da cidade, serão montadas a Vila de Nazaré e a Vila do Papai Noel, cenários que vão representar a cidade onde nasceu Jesus Cristo. No dia da inauguração, a partir das 20h, o cantor Oswaldo Montenegro fará um show na Esplanada.

O objetivo da empresa responsável pela decoração é transformar a Esplanada dos Ministerios na Cidade do Natal. Para alcançar esse objetivo, o Plano Piloto recebe uma grande árvore de natal, tendas do Camelo, do Ganso e do Beduíno atraem o público na Esplanada, além de um Presépio em tamanho real. As atrações ficam abertas até às 23h todos os dias.

Foto: Divulgação.

Atualizado em 26 Set 2011.