Guia da Semana

Foto: Wikipedia

Tráfego intenso de populares acontece diariamente na Rua 25 de Março, em São Paulo

O Guia da Semana preparou um roteiro de ruas comerciais em algumas capitais brasileiras. São lugares com grande oferta de produtos a preços mais acessíveis e com boa qualidade. Confira mais detalhes abaixo.

São Paulo

Rua 25 de Março
Considerada simplesmente o maior centro comercial da América Latina. Camelôs transitam pelo local vendendo uma infinidade de produtos nacionais e importados, na maioria não-oficiais. Os visitantes podem encontrar nos arredores da rua grandes galerias de lojas, como a Pagé e o Shopping 25 de Março.

Centro
A região central da capital paulista forma uma verdadeira rede de ruas comerciais da cidade. Devido a enorme oferta de serviços e produtos, alguns endereços foram divididos por especialidades. Quem deseja adquirir eletro-eletrônicos deve se dirigir até a Rua Santa Ifigênia, na República. Para os interessados em autopeças, o local certo é a Avenida Duque de Caxias, também na República. A Rua Florência de Abreu, na Sé, traz uma variedade de lojas de artigos de borracha e ferramentas. As opções são inúmeras e dificilmente o interessado não vai encontrar o que procura nas ruas do centro ou próximas a ele, como o Brás, Consolação e Pinheiros.

Rio de Janeiro

Saara
A mais famosa região comercial carioca é a Saara, sigla de Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega. O público vai encontrar uma grande variedade de lojas no local, que é conhecido por oferecer produtos de qualidade e baratos. As ruas mais famosas são a Uruguaiana, Rua da Alfândega, Avenida Buenos Aires, Rua Luiz de Camões, Travessa São Domingos, Rua República do Líbano e os bairros japonês e holandês do Rio. Na Rua Uruguaiana, está localizado o maior camelódromo da cidade legalizada pela prefeitura.

Camelódromo de Madureira
Próximo ao Mercadão de Madureira - situado na Avenida Ministro Edgard Romero, 239 - e localizado em uma passarela, o Camelódromo de Madureira é bastante visitado pelas pessoas que diariamente passam pelo local. Na ativa há mais de 25 anos, o espaço oferece uma infinidade de produtos, que vão desde eletro-eletrônicos até ofertas de moda, cama, mesa e banho.

Foto: Wikipedia

Complexo do Saara, na região central do Rio, reúne o centro comercial mais famoso da Cidade Maravilhosa

Curitiba

Rua Riachuelo
Localizado no centro da capital curitibana, a Rua Riachuelo é considerada um dos comércios mais antigos da cidade. Atualmente, os dados apontam que o endereço possui aproximadamente 100 lojas, sendo que 40% comercializam móveis usados.

Porto Alegre

Centro Popular de Compras
Localizado no Terminal de Ônibus Praça Rui Barbosa, no centro de Porto Alegre, o espaço funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h. Os populares encontram uma infinidade de lojas de diversos ramos, como alimentação, brinquedos, cosméticos, esportivos, games e consoles, livros e revistas, etc.

Conjunto Comercial Canoas
A aproximadamente 20km da capital Porto Alegre, a cidade de Canoas sedia o Conjunto Comercial Canoas, composto por aproximadamente 70 lojas que atraem aproximadamente 500 mil visitantes por mês. O local também abriga a sede da Administração Municipal, onde ficam os gabinetes do Prefeito, do Vice-Prefeito e das Secretarias Municipais.

Belo Horizonte


Savassi
Atualmente, o tradicional bairro de colonização italiana é um dos points comerciais da capital mineira. Além de oferecer lojas das mais diversas especialidades ao público, a região é bastante pela procurada para agitação noturna em virtude do grande número de boates e clubes existentes. A Avenida Afonso Pena, no centro, é outro importante centro comercial, principalmente por causa da feira dominical, que reúne cerca de 50 mil visitantes por edição e mais de 2500 expositores de artes e artesanato.

Atualizado em 6 Set 2011.