Guia da Semana

Foto: Divulgação / Prefeitura de Sabará


A cidade de Sabará é um município pertencente à região metropolitana de Belo Horizonte e é uma das chamadas cidades históricas de Minas Gerais. Com início datado do fim do século 17, foi elevada a vila e município de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará em 1711. Tornou-se cidade em 1838 e está diretamente ligada à descoberta do ouro na região.

Repleta de igrejas e construções do tempo colonial, Sabará conta com interessantes trechos históricos preservados e obras, inclusive de Aleijadinho. A rua D. Pedro II (foto) foi a primeira da cidade, antes conhecida como Rua Direita, próxima ao Rio Sabará. As casas são feitas de alvenaria de adobe e madeira.

Nela também está localizado o Solar Padre Corrêa. O dono era o Padre José Corrêa da Silva, proprietário de uma grande mina e homem mais rico da cidade no século 18. Seu irmão, o também Padre Antônio Corrêa, teve sua casa transformada em patrimônio histórico, intitulada Casa Azul. Um dos delatores da Inconfidência Mineira, Basílio do Brito Malheiro, morreu na cidade.

Entre as inúmeras igrejas, a Nossa Senhora do Ó é um dos principais exemplos do barroco em Minas. Há também a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1701, que parece simples externamente, mas é muito rica e suntuosa por dentro. Outra opção é a Igreja do Rosário, localizada na Praça Melo Viana, centro comercial da cidade.

Atualizado em 6 Set 2011.