Guia da Semana

No dia 19 de julho as ruas de Belo Horizonte estarão pintadas com as cores do arco-íris. Isso porque está confirmada a 18ª Parada do Orgulho LGBT de BH para essa data e, como é de costume, muitas cores, adereços e alegria fazem parte da festa.

Organizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos), o evento acontece em vias centrais da cidade e, assim como outras paradas realizadas no restante do mundo, é a forma mais conhecida para que gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e travestis possam se expressar como são e como querem e, ao mesmo tempo, exigir direitos de igualdade para o poder público.

Neste post, vamos falar um pouco do evento deste ano, da programação que o antecede, indicar locais que geralmente apresentam uma programação paralela e também contar um pouco da história das paradas LGBT no mundo e em BH. Afinal, 18 anos é tempo suficiente para guardar muita história e relevância!

Tema deste ano destaca emancipação do evento

Se no ano passado a parada LGBT de BH quis promover a conscientização para eleições com o tema “Vote contra a Violência. Eleja quem te representa!”, neste ano a ideia é mostrar que os participantes estão maduros e que, mais do que nunca, merecem ter seus direitos garantidos, com o tema “18 anos colorindo as ruas e garantindo direitos”.

Organizadores do evento destacam também que neste ano querem lugar contra a retomada no discurso de ódio — que vem aumentando nos últimos tempos – e mostrar que a população LGBT não é invisível.

Jornada pela cidadania LGBT

Como de costume, um mês antes da parada no centro da capital mineira, o Cellos promove atividades diretamente voltadas para a reflexão sobre a atual situação dos LGBTs no Brasil e no mundo. Essa parte da programação acentua o caráter político da manifestação e vem atraindo cada vez mais interessados.

Na programação, estão previstos debates com autoridades sobre militância e mostras de filmes relacionados a essas minorias sociais. Detalhes de cada evento ainda não foram divulgados, mas logo serão na página do Facebook da Cellos.

Programação principal


Como pode-se ver nas TVs e jornais de todo o Brasil, as paradas gays são banhadas de muito alegria, cores e diversão. Em Belo Horizonte, não é diferente.

Às 12h da data marcada, os participantes se agruparão na tradicional Praça da Estação, no centro da cidade. Lá, acontecem algumas apresentações artísticas, shows e discursos enquanto todos se preparam para partir.

Por volta das 16h, a marcha começa pela rua da Bahia e segue até a principal via central da cidade, a avenida Afonso Pena. De lá, os trios elétricos seguem até a avenida Professor Moraes, onde a parada está prevista para terminar.

Programação paralela

Image and video hosting by TinyPic

Tornou-se comum que no dia das paradas de orgulho LGBT casas noturnas e bares realizem diversas festas para celebrar o evento. Geralmente, todas elas começam depois que a parada termina e seguem, pelo menos a maioria, até o sol nascer.

Em Belo Horizonte dá para aproveitar muito nas boates e bares da cidade. Para não perder nada, fique de olho na programação das principais casas do ramo:

  • Josephine: localizada na zona sul da cidade, a casa noturna sedia festas de DJs famosos internacionalmente e é a preferida dos gays que curtem ficar sem camisa durante a noite inteira ao som de música eletrônica.

  • Gis Clube: com grandes dois andares, essa noite consegue grande diversidade de pessoas no mesmo lugar. Em parte porque além de músicas eletrônica também sedia shows ao vivo. O público lésbico é cativo do lugar!

  • Fifty Bar: apesar de recente no cenário LGBT de Minas Gerais, o bar vem movimentando a região da Savassi. Localizado na rua Pernambuco, 1.300, o local mistura bar + boate.

História: como tudo começou

Conhecida em todo o mundo, as paradas de orgulho LGBT existem há pouco tempo e começaram por causa de uma batida policial no bar Stonewall em Nova York, EUA. O estabelecimento era frequentado por gays e lésbicas e foram eles que decidiram, após o ocorrido com a corporação militar, que não iriam sofrer mais abusos desnecessários, motivos exclusivamente por causa de suas sexualidades. Assim, no dia 28 de junho de 1989, 2.000 pessoas marcharam pelas ruas da maior cidade estadunidense. Depois disso, a ideia se espalhou para diversos países do mundo, tornando o movimento a maior referência popular e midiática da população LGBT.

Dá para ter uma ideia de quão potentes as paradas LGBTs são no Brasil quando comparadas com outros país latino-americanos. Em 2003, por exemplo, o evento foi realizado em apenas uma cidade dos seguintes países: Bolívia, Peru, Porto Rico, Equador, Honduras, Bolívia, Costa Rica, Equador, Honduras, Nicarágua, Paraguai, Peru, Porto Rico, São Salvador, Uruguai, Venezuela e Chile. Na Argentina a parada aconteceu em três cidades e no México, em nove. Já no Brasil, foram 28 cidades, entre as quais BH estava incluída. Embora os números não sejam recentes, a proporção continua até os dias de hoje.

A Parada LGBT de Belo Horizonte

Já as paradas de orgulho LGBT no Brasil foram construídas sob a estética carnavalesca, mesmo que na área ideológica estejam situadas em um universo completamente diferente.

Em Belo Horizonte, a Primeira Parada do Orgulho LGBT aconteceu em 1998 e, desde então, nenhum ano se passou desde que gays, lésbicas, travestis, transgêneros e simpatizantes da causa tenham saído as ruas para exigir direitos iguais.

Uma curiosidade é que, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, lésbicas desempenham um papel importante nessa jornada. Na capital mineira, o grupo ALEM, composto por mulheres gays, dirigiu a parada durante sete anos. Além disso, lésbicas compõem grande parte dos participantes da marcha atualmente.

E você, o que acha da realização das paradas LGBT? Acredita que festa e manifestação política podem coexistir? Deixe abaixo seu comentário e vamos dar início a uma conversa.

Agenda

18ª Parada do Orgulho LGBT de BH

Data: 19 de julho de 2015
Horário da concentração: 12h
Saída dos trios elétricos: 16h
Local da concentração: Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte.
Entrada: grátis

Atualizado em 2 Jul 2015.