Guia da Semana

Vista do Farol da Cidade de Salinópolis

No verão, um dia inteiro de sol e praia, sem nenhum vestígio de chuva no final da tarde é ótimo para quem gosta dessa época do ano. A dica para as próximas férias é a cidade de Salinópolis, no Pará. Conhecida como Salinas, é banhada pelo Oceano Atlântico, com diversas opções de praias. Um convite para a prática de esportes radicais. Quando a maré está baixa, são formadas piscinas naturais, atrativo para quem tem filhos pequenos.

Salinas foi o primeiro nome dado à cidade no período colonial, devido à existência de uma pequena fábrica de extração de sal da água do mar, administrada pelos jesuítas na época. O sal era usado para a conservação de peixes, pescados durante a piracema.

Salinópolis oferece atrativos turísticos para todos os gostos, como as ruínas do Farol de Salinópolis. Construído em 1852, tinha 27 metros de altura do nível do mar. Cerca de 70 anos depois, com o desmoronamento do barranco onde estava localizado, o monumento foi destruído. No centro da cidade foi construído um novo farol em 1937, com a reutilização de peças do antigo.

A Orla do Maçarico estende-se por toda a praia de mesmo nome, indo desde o mar de Bosquinho até o acesso à praia das Curvinas. Em toda extensão existe um calçadão para fazer caminhadas. À noite, os visitantes lotam o local, onde estão os bares e restaurantes que apresentam a gastronomia local.

Orla do Maçarico
Para os que gostam de caminhar em bosques, na Fonte do Caranã os turistas encontram várias espécies de árvores nativas, mangueiras, acácias, pássaros e orquídeas. Toda essa natureza cerca uma nascente de água mineral. A população local costuma buscar essa água para beber.

No bairro Destacado, o Lago do Pedalinho oferece espaço para a prática de esportes aquáticos como o caiaque e barco a vela. Outro ponto tranqüilo da cidade é a Praia das Corvinas. Além de ser local de pesca, bandos de guarás, garças, maçaricos e outras espécies de pássaros ficam por lá e são a atração para os turistas.

Vista da Praia do Atalaia
Opções de praias não faltam para os praticantes de surf e windsurf. Em Curvinas, Atalaia, Coreral e Marieta há ótimas condições para esses esportes. Todo o ano, competições dessas modalidades acontecem nos locais. As Dunas oferecem espaço para a prática do Sandy Board (surf nas dunas). Além disso, é possível fazer passeios de charretes, mini-carros e ultraleves pela cidade.

A Praia do Atalaia é a mais movimentada da cidade, localizada a 14km do centro. Uma curiosidade é que o visitante pode ficar com seu carro por perto, sem ter que estacionar e andar até a praia. Outro lugar da cidade que merece uma visita é o Lago da Coca-cola, que tem a nomenclatura por causa da cor negra das águas, limpas e geladas.

Alguns dos hotéis encontrados na cidade são Paraíso da Amazônia, Salinópolis e Privê do Atalaia . Oferecem pacotes especiais para o verão e também fora de temporada. Há restaurantes, bares e diversas opções de suítes e lofts

Como chegar:
Via aérea: o aeroporto mais próximo da cidade é o da capital, Belém. Vôos de todas as capitais brasileiras chegam no local.
Via rodoviária: Salinópolis está localizado a 220 km de Belém. O acesso é feito pelas rodovias BR-316 e PA-124.


Fotos: Portal de Hospedagem/Fausto Junior/Privê do Atalaia

Colaboraram:

? Salinópolis da Amazonia

Atualizado em 6 Set 2011.