Guia da Semana

Quando se pensa em carnaval no Brasil, uma das primeiras referências que vem à mente é Salvador. O evento já está consolidado no calendário nacional e é mundialmente conhecido pela irreverência, animação e por aglomerar multidões. A festividade é realizada em mais de trinta blocos, que trazem consigo o trio elétrico - onde se apresentam os principais nomes do axé music - carro de apoio, os foliões com abadás e a pipoca.

Esse estilo de carnaval característico da Bahia nasceu da criação do trio elétrico por Dodô e Osmar. O modelo que inaugurou o gênero foi uma remodelação que a dupla realizou em um Ford Bigode (apelido do Ford Modelo T) 1929, que circulou pelas ruas de Salvador pela primeira vez em 1950, ecoando os riffs peculiares da guitarra baiana.

Atualmente, os trios elétricos possuem megaestrutura para comportar de maneira confortável seus foliões e levar alegria aos principais circuitos da cidade: o Dodô, conhecido como Barra/Ondina, o Osmar, popularmente chamado de Campo Grande/Avenida, e o Batatinha, que é composto pelo Centro Histórico.

Além dos blocos, os turistas festeiros também podem aproveitar a levada do carnaval baiano nos camarotes, onde é possível encontrar muitas mordomias, ambientes requintados e, normalmente, comida e bebida à vontade. É nesses locais que as celebridades nacionais e internacionais costumam dividir o espaço com os demais foliões durante os seis dias de folia, já que o carnaval da Bahia começa oficialmente na quinta-feira, dia 3 de março.





Leia mais no Especial de Carnaval

Atualizado em 6 Set 2011.