Guia da Semana

Foto: Arquivo do Arquiteto



População: 2, 9 milhões de habitantes
Área: 700 km²
PIB: R$ 22 bilhões
Aeroporto: Aeroporto Internacional de Salvador-Dep. Luís Eduardo Magalhães
Provável estádio: Fonte Nova
Valor da reforma: R$ 400 milhões
Prazo de conclusão: 2012

A primeira capital do Brasil ostenta inúmeros cartões postais, como o Pelourinho, o Farol da Barra e a Igreja do Bonfim. Além disso, as atrações culturais e gastronômicas aliada às praias oferecem inúmeras opções turísticas aos seus visitantes. O sincretismo religioso em Salvador é grande, a contar por suas 365 igrejas, uma para cada dia do ano.

Projeto:

O Governo pretende reformar a Fonte Nova com investimentos públicos e privados, utilizando no pós-Copa a Arena para receber shows musicais e eventos culturais. O projeto vai aproveitar 50% do anel inferior, implementação de 36 camarotes e cobertura completa do espaço. No final das obras, o espaço contaria com 44 mil ligares.

Entraves:

Ela que era considerada favorita absoluta a sede, teve sua candidatura vista com receio após o incidente de 2007, quando sete pessoas morreram na Fonte Nova com o desabamento da arquibancada. Outro impasse é tornar o estádio rentável, já que as entradas têm preços populares. Com um sistema de transporte precário, ainda será necessária muitas melhorias na rede hoteleira e na revitalização do centro histórico.

Atualizado em 6 Set 2011.