Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Salve, São Sebastião!

O santo que ajudou os portugueses a expulsar os franceses invasores do Rio de Janeiro é lembrado em procissões, missas e festas pela cidade.

Foto: Gustavo de Oliveira/ Arquidiocese do RJ


O dia era 20 de janeiro; o ano, 1565. A região em que, exatamente 40 dias depois, seria fundada a cidade chamada Rio de Janeiro estava em guerra. Portugueses, índios e mamelucos travavam uma batalha para expulsar os franceses calvinistas que lá haviam se instalado. Mas eis que uma ajuda veio - literalmente - dos céus. Conta a lenda que São Sebastião, o santo protetor da humanidade, apareceu para os defensores do lado brasileiro, que puderam, assim, despachar os invasores de volta para a França. O Brasil voltava a ser dos portugueses, e São Sebastião foi alçado a padroeiro da futura cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.


A fama de protetor surgiu da época em que Sebastião, então um soldado romano no século 3 d.C., fazia "vista grossa" aos cristãos a quem deveria perseguir - afinal, o militar também professava a religião católica. Por conta disso, foi sentenciado à morte. Ele foi amarrado a uma árvore e teve o corpo cravejado por flechas, disparadas pelos arqueiros do reino - é essa a imagem que se conhece do santo, reproduzida em desenhos e estátuas mundo afora.

Mas ele não morreu. Segundo conta a tradição religiosa, São Sebastião foi socorrido por Irene, que tratou de seus ferimentos, e ele se apresentou diante do rei. E, novamente condenado, foi espancado até a morte, no dia 20 de janeiro.


Para celebrar a data, algumas igrejas organizam procissões e festas em homenagem a São Sebastião. Os fiéis seguem a imagem pelas ruas, agradecendo às graças alcançadas, renovando seus votos e fazendo seus pedidos. Confira o roteiro de atividades, preparado pelo Guia da Semana, que marcam esse dia tão especial.
























 


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo