Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Comércio popular da Rua Voluntários da Pátria


Região de antigas chácaras e de uma fazenda, Santana nasceu no início do século 19, mas foi só na década de 1920, com a implantação do Tramway da Cantareira, que servia como transporte para a construção do reservatório de água no alto da serra, que o bairro ganhou moradores ao longo das ruas Alfredo Pujol e Doutor César (antigo caminho para o cemitério Chora Menino).

Mesmo com todo o comércio instalado na região, Santana não perdeu algumas características. Hoje, são mais de 685 mil metros quadrados de áreas verdes, que garantem aos moradores lazer, além da beleza natural das ruas e avenidas.

Onde passear

Santana já foi sinônimo de Carandiru. Depois de ser implodida, a antiga cadeia se transformou em um dos parques mais freqüentados na região. O Parque da Juventude possui mais de 90 metros quadrados, com viveiro, ciclovias e uma área esportiva com quadras e outros equipamentos. Um pouco mais adiante, a Praça Campo de Bagatelle é outra opção para quem procura diversão. Ali está a réplica do o avião 14 Bis de Santos Dumont e o Campo de Marte, que inciou suas atividades em 1920 e é conhecido por abrigar a maior frota de helicópteros do Brasil.

A vida cultural no bairro também é bastante agitada. Além de abrigar o Museu do Dentista, o local possui o Teatro Alfredo Mesquita e, o mais procurado, Sesc Santana. Se você prefere pegar um cinema, o bairro tem um dos maiores centros de compras de São Paulo, o Shopping Center Norte.

Onde comer

Opções é o que não faltam neste pedacinho de São Paulo. São pizzarias, cantinas, lanchonetes, restaurantes japoneses, churrascarias e várias outras opções para todos os tipos de gostos. O melhor lugar para achar esses estabelecimentos é na Avenida Brás Leme, na Rua Doutor César e suas imediações.

Se você quer pizza, o Babbo Giovanni e o Dom Feliciano servem as mais diversas opções, até com ingredientes exóticos. A opção é uma culinária mais contemporânea? No Dona Carmela é possível provar salmão ao molho de maracujá com manga e arroz com amêndoas e no Fior D´Itália, você pode experimentar Ravioloni de bacalhau, uma das especialidades da casa.

Se a pedida é carne, a churrascaria Sul Nativa oferece mais de 20 cortes de carne, além do bufê de saladas e prtos quentes. Uma culinária mais leve está no pequeno e aconchegante Joy Sushi. Para quem ama a noite, Santana também possui muitos barzinhos e casas noturnas, como o Papagaio Vintém e o Bar Empório Laura Aguiar.

Onde comprar

O centro comercial de Santana parece a 25 de março (claro que com proporções diferentes), com diversos camelôs e muita gente andando pelas estreitas calçadas. A principal via é a Rua Voluntários da Pátria. Ali você encontra tudo: lojas de roupas (inclusive de fábrica e saldões de marcas famosas), brinquedos, grandes magazines, bancos e uma grande quantidade de lojas de jóias.

Um pouco menos cheia, a Rua Alfredo Pujol também tem várias lojas com bons preços. Se você andar pelas imediações pode encontrar várias ofertas. A dica é tomar cuidado com a multidão (são muitas pessoas mesmo!).

Confira os serviços que Santana possui!

Atualizado em 6 Set 2011.