Guia da Semana

Por Caroline Afonso


Santos mistura clima praiano com infra-estrurura de cidade grande. Cinco praias compõem a orla santista, conhecida por sua agitada vida noturna e intensa movimentação mesmo na baixa temporada. A do Boqueirão é umas mais conhecidas e mais beneficiada pelo programa de despoluição, o que contribuiu para o aumento de turistas em sua região. A do Embaré tem águas boas para banho e é procurada pelos surfistas, em busca de suas altas ondas.

A praia José Menino é a preferida dos saltadores de asa-delta, que chegam no local procurando o Morro do José Menino. Ao longo de toda a orla, jardins embelezam a beira da areia. A praia Aparecida nasceu em torno da Igreja de Nossa Senhora Aparecida e hoje está localizada entre os canais 5 e 6, com opções de comércio e lazer.

Mas nenhuma delas se compara à Praia do Gonzaga, a mais famosa de Santos. Localizada entre os canais 5 e 6, a praia reúne os mais diversos tipos de lazer durante o dia e é palco dos eventos promovidos pela prefeitura. A mais procurada pelos turistas, costuma lotar nos fins-de-semana e na alta temporada.

Onde ficar: Hotéis estrelados, pousadas econômicas e opções para a família são os destaques hoteleiros da cidade.


Onde comer: Opção é o que não falta em Santos. A rede gastronômica da cidade é diversificada e inclui cozinhas italiana, japonesa e até chinesa.


Lazer e passeios: Passeios de escuna, vistita ao museu do Porto e baladas em toda a orla santista são algumas das oções de diversão da cidade.

Atualizado em 6 Set 2011.