Guia da Semana

Igreja da Sé
Foto: Rafael Bavaresco
Banhada pelas águas do Atlântico e aquecida em todas as épocas do ano -, privilégio de uma cidade localizada ao sul do Equador -, São Luís é a única capital brasileira que ganhou colonização de franceses. Em homenagem ao rei da França, Luís XIII, a cidade recebeu este nome, que se manteve até hoje.

Fundada em 8 de setembro de 1612, São Luís é caracterizada por vasto legado histórico-arquitetônico totalmente de origem portuguesa, ainda que guarde restígios da cultura francesa, como nomes de ruas e monumentos, além de um toque refinado na culinária.

Quando os franceses foram expulsos do País, em 1615, os portugueses reinaram até 1641 -, antes de iniciarem guerra contra os soldados holandeses, que também queriam tomar conta das terras brasileiras.

Em 1642, sob o comando do Capitão Antonio Teixeira de Melo, os portugueses expulsaram definitivamente os holandeses e, acredita-se que a partir desta época, a capital do Maranhão passou por fases de reestruturação e tornou-se mais sustentável.

Em 1997, São Luís recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, um reconhecimento à preservação de seu magnífico e homogêneo conjunto arquitetônico colonial latino-americano, dos séculos XVIII e XIX.

Mercado da Praia Grande
Foto: Prefeitura
Entre suas características originais, configuram-se a cidade "Alta", administrativa, militar e religiosa, e a cidade "Baixa" - marinheira e comercial.
Com mais de 3,5 mil edificações de valor histórico e artístico inigualáveis, a cidade retrata o modo de vida das antigas famílias abastadas que viveram por lá.

Arquitetura colonial

O incrível casario azulejado e os inúmeros sobrenomes de origem lusitana, entre outras influências, permanecem há séculos na cultura da capital maranhense. As fachadas dos casarões, entre outras características, são realçadas por calçadas em pedras de Lioz.

Já a arquitetura do Centro Histórico de São Luís, formada pelos fortes traços de estilo colonial português, rendeu à cidade o título de a mais portuguesa das capitais brasileiras, apesar de sua origem francesa.

Outro local fortemente marcado pela época é a Praia Grande, primeiro núcleo comercial português a partir do ponto onde a cidade se desenvolveu.

Na rua Portugal, por exemplo, dois quarteirões de fachadas em azulejos ilustram o modo de vida dos ricos comerciantes que viveram ali nos períodos da Colônia e do Império. Já na Praça João Lisboa, outro quarteirão de fachadas de azulejos encanta com a delicadeza da decoração externa dos prédios. As ruas da Estrela, do Giz, da Palma e Direita ostentam, ainda hoje, sobrados com sacadas de ferro típicos da época.

Festejos de São João
Foto: Prefeitura
Festas culturais e artesanato

Em São Luís, o artesanato ganhou um projeto que apóia e divulga a arte da terra, o Feira da Cidade, organizado pela prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Turismo, Educação e da Fundação Municipal de Cultura. Por lá, é possível encontrar todo tipo de arte. Conforme o turista passeia pela região, logo se depara com tendas espalhadas pelo local, formando uma grande feira cultural.

O folclore maranhense é uma das grandes inspirações dos artesãos da capital.


Entre as festas típicas da capital maranhense, pode-se destacar o Carnaval de São Luís, Festa do Divino, Festa de São João, Festa do Boi Bumbá e muitas outras regionais que acontecem anualmente por lá.

Dia 8 de setembro, as cidades de São Luís e Vitória fazem aniversário. Em homenagem, o Guia da Semana pesquisou os principais atrativos destas duas capitais. Confira!

Veja os pontos turísticos de São Luís



Saiba onde comer bem por lá



Confira a programação de aniversário da capital maranhense

Atualizado em 6 Set 2011.