Guia da Semana

Foto: Projeto Ruy Ohtake



População: 11 milhões
Área: 1.5 mil km²
PIB: R$ 282,8 bilhões
Aeroporto: Aeroporto de São Paulo/Congonhas e Aeroporto Campo de Marte Provável estádio: Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi)
Valor da reforma: R$ 136 milhões
Prazo de conclusão: 2012

São Paulo, o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina, arrecada sozinho 12% do PiB brasileiro. Fudada em 1554, desenvolveu-se somente no século XIX, com a economia cafeeira. O turismo de negócios se destaca, junto com uma rede hoteleira e infraestrutura de destaque. A cidade ainda é referência na diversidade de atividades culturais - 280 cinemas, 120 teatros, 71 museus e 39 centros culturais - e na rica vida noturna, considerada a melhor do país.

Projeto:

O estádio do São Paulo Futebol Clube foi escolhido o representante paulista para a Copa do Mundo de 2014, já que pode abrigar facilmente 60 mil torcedores dentro dos padrões Fifa. O clube encaminhou as adequações e já iniciou o projeto de reforma, que prevê cobertura na arquibancada, melhorias invernas e um estacionamento para 4.800 carros. Atualmente é o mais indicado para sediar a partida de abertura e seu investimento será inteiramente empreendido pelo setor privado. O projeto foi alterado, visando melhorar a vista geral do gramado no setor intermediário. Os pilares de sustentação do teto serão retirados.

Entraves:

A cidade sofre com problemas de mobilidade, necessitando uma melhoria no sistema de transporte, agravado pela poluição do ar de e dos mananciais. Segundo a Fifa, o estádio não estaria preparado para receber a abertura do evento, nem partidas da semi ou final. Para que isso ocorra, os dirigentes paulistas terão que convencer a Fifa ou encaminhar um novo projeto a eles, caso contrário podem ficar até fora do evento.

Atualizado em 6 Set 2011.