Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal


A pouco mais de uma hora de São Paulo - cerca de 112 quilômetros - fica a cidade de Pedra Bela. E pra lá eu fui num domingo ensolarado, bem cedo, para conhecer o que chamam de "a maior tirolesa do Brasil".

Com início do alto da Pedra Grande, com cerca de 350 metros de altura, a tirolesa tem percurso total de 1.900 metros. Propositalmente ou não, há uma igreja no topo da pedra, o Santuário de Nossa Senhora. Aproveitei para fazer um breve pedido de proteção antes de me jogar dessa baita altura.

Para chegar no ponto de partida da tirolesa, a caminhada não é longa, mas debaixo de um sol ardido logo pela manhã, cansa quem trabalha muito tempo sentado. A paisagem é linda e vale belas fotos durante a escada que leva até o topo. Em sete meses de funcionamento, cerca de 15 mil pessoas já se jogaram desta tirolesa.

O procedimento é clássico. Monitores checam equipamentos de segurança e o peso para regular o freio no final do passeio. "Pode ir", disse um dos responsáveis pela minha adrenalina. "Anda até a beira da pedra e daí pode pular". Observei que ele falava como se fosse super normal se jogar a mais de 300 metros de altura preso apenas por um cabo de aço.

Foi aí que me ocorreu que ele faz isso todos os sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h - quando a tirolesa é aberta aos aventureiros. OK! Deve ser super normal...

Respirei fundo e pulei. A velocidade chega a aproximadamente 60 km/h. Alguns vídeos no YouTube defendem que a tirolesa alcança até 110 km/h. Seja como for, é rápido o suficiente para dar uns bons gritos e ajudar a virar de ponta cabeça - o impulso é forte o suficiente para te ajudar a virar sem esforços.

A descida dura um minuto e meio e encanta pela beleza da paisagem durante a viagem. Muitos afirmam que a tirolesa de Pedra Bela só perde em tamanho para um percurso de 2,4 quilômetros, na África do Sul. Mas voltando ao Brasil, o valor do passeio é de R$ 35 por pessoa. Lembrando que é melhor chegar cedo para evitar filas. E se bater a fome, pergunte pelo restaurante Muvuca Caipira, que oferece comida feita no forno a lenha, a bons preços.


Quem é a colunista: um outro você.

O que faz: escreve, fotografa, dança, pratica yoga, pinta e se aventura.

Pecado gastronômico: chicken tikka masala, açaí e chocolate.

Melhor lugar do mundo: onde eu possa viver como se ninguém estivesse olhando.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.