Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Seguindo para o Rio de Janeiro

Entre as zonas Sul e Norte, a Cidade Maravilhosa oferece passeios para todas as idades, estilos e bolsos.

Calor de 40 graus, sol intenso, praias naturalmente belas e uma receptividade típica de cidade turística. Motivos não faltam para conhecer a capital mais famosa do Brasil, retratada em filmes, novelas e músicas nacionais e internacionais.

A menos de 500 quilômetros de São Paulo, o Rio de Janeiro - sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - encanta pelas paisagens naturais, pelas opções de passeios para todas as idades e pela intensa vida noturna, concentrada principalmente no tradicional bairro da Lapa.

Passear pelo centro do Rio é reviver um pouco da história do Brasil por meio das construções antigas, dos monumentos e dos museus espalhados pela região. Na área central, encontram-se os famosos Arcos da Lapa, a Catedral Metropolitana e o Sambódromo, onde é possível provar fantasias de carnaval.

Já na Zona Norte, o destaque é o Maracanã, palco de grandes clássicos do futebol e de shows internacionais. Preparado para a visitação de turistas, o estádio recebe quase sete mil pessoas por mês.

Na Zona Sul, foco turístico do Rio de Janeiro, o point mais badalado é mesmo Copacabana, bairro que ficou famoso nos anos 50, época da Bossa Nova. Por ali, a estrutura turística é completa: quiosques à beira-mar, policiamento, câmeras de segurança, comércio, banheiros com chuveiros e diversas opções de hotéis e restaurantes.

Ainda na Zona Sul ficam os bairros de Ipanema e Leblon, os metros quadrados mais caros do país, e o Arpoador, que oferece aos turistas um pôr-do-sol inesquecível ao final de cada dia, além da vista privilegiada das praias da região.

Como se pode ver, o Rio é muito mais do que a terra do Cristo Redentor e do Corcovado, e tem muitas maravilhas para serem exploradas. E não é preciso esperar as Olimpíadas para visitar a cidade, que fica a apenas cinco horas de São Paulo.

Como chegar: a partir de São Paulo: BR-16 (Rodovia Presidente Dutra) ou BR-101 (Rodovia Rio-Santos). A partir de Belo Horizonte: BR-40.

Foto: RioTur/ Pedro Kirilos

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo