![]() |
Fotos: www.sxc.hu |
Conhecer as principais cidades dos Estados Unidos a pé. Parece loucura, mas duas empresas americanas já estão oferecendo esse tipo de serviço para os turistas amantes de caminhada ou corridas de rua. Você escolhe o tipo de turismo que quer, histórico, cultural ou informal, como dicas de restaurantes. Os guias maratonistas vão ao hotel no horário que o cliente quiser e traçam o roteiro que melhor se encaixa na sua necessidade. Se os pontos turísticos escolhidos pelas pessoas forem muito distantes entre si, impossibilitando a corrida, é permitido pegar o metrô por algumas estações e continuar a corrida do outro lado da cidade.
Além dos turistas corredores, o serviço também quer atingir o público de executivos, que muitas vezes interrompem o seu treinamento durante as viagens por falta de familiaridade com a cidade.

A City Running Tours começou em 2005, na cidade de Nova York, pelo corredor amador Michael Gazaleh, que decidiu aproveitar o potencial turístico da cidade, também tradicional e famosa por suas corridas de rua.

Já a American Running Guides foi fundada por Jim Vernon, ultramaratonista desde 1998. Com a obrigação de correr quase 100 km por semana, conheceu muitos lugares a pé. Foi aí que teve idéia de montar uma empresa especializada em turismo de corrida.

No Brasil, não há registro de empresas que promovam corridas com visão para o turismo. Apesar de muitas provas de rua passarem por centros históricos das cidades, a quilometragem está pré-determinada, portanto os corredores não conseguem fazer caminhos alternativos para conhecer a cidade.
Atualizado em 6 Set 2011.