Guia da Semana

A 9º edição da Semana de Culturas Francófonas divulga a sua programação. O evento acontece de 27 a 30 de agosto, na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife, sob a organização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A abertura acontece às 19h, com uma exposição em homenagem ao poeta Aimé Césaire, escritor franco-caribenho que ficou famoso por encabeçar o movimento da negritude na França. Já em 29 de agosto, acontece o Em Torno da França, às 16h, que traz um quadro sobre a religião e o imaginário francês, pelo olhar da professora e antropóloga Danielle Rocha Pitta. Em seguida, a professora Yaracylda Coimet conversa um pouco sobre o folclore e tradições rurais do país europeu.

No mesmo dia, às 19h, a professora-doutora da Universidade Independente de Lisboa, Lilian Prestre, aborda o trema O Brasil na obra de Aimé Césaire, uma relação entre a obra e luta do poeta com a realidade brasileira. Em 30 de agosto, às 16h, as mulheres tomam conta da literatura nas palavras de Simone de Beauvoir, escritora francesa, feminista, que viveu entre os anos de 1908 e 1986. E dando seqüência ao tema, a professora Marli Hazim debate sobre a escritora canadense Gabrielle Roy, romancista e integrante do movimento feminista quebequense.

O evento termina em 30 de agosto, às 19h, com a palestra A fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty, com Daniela Cruz, que fala sobre o escritor e filósofo francês, para o qual o ser humano é o centro da discussão sobre o conhecimento.

Serviço
Endereço: Rua Padre Carapuceiro, 777 - Boa Viagem
Tel: 3464-9350

Atualizado em 6 Set 2011.