Guia da Semana

Para comemorar os 50 anos do Arquivo Nirez, oficialmente Museu Cearense da Comunicação, será realizado, de 10 a 14 de novembro, o Seminário Conversas sobre um Acervo, contemplado nos Editais da Cultura 2007, categoria Cultura e Pensamento, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Entre os interlocutores, nomes como Christiano Câmara, Elba Braga Ramalho, Marcelo Bonavides, Humberto Franceschi e Nelson Augusto, falarão sobre trabalhos desenvolvidos com base no acervo como fonte de pesquisa. A influência do Arquivo Nirez na Rádio Universitária FM e a experiência do programa Arquivo de Cera também serão tema de palestra.

O Arquivo Nirez contém acervo de 141 mil itens de história, entre discos de cera (maior coleção do Brasil), fotografias e equipamentos antigos, como gramofones, vitrolas, toca discos, microfones e máquinas fotográficas, além de mais de 200 horas de gravação em fitas de rolo com depoimentos de personalidades nacionais e locais e por uma biblioteca com foco em História do Ceará e Música Brasileira, além de jornais e revistas.

Serviço:
Seminário Conversas sobre um Acervo
Local:
Casa Amarela Eusélio Oliveira
End.: Av. da Universidade, 2591, Benfica
Datas: de 10 a 14/11, das 8h às 12h
Inscrições: gratuitas
ontato: (81) 3081-6102 e (81) 3091-8928

Atualizado em 6 Set 2011.