Guia da Semana

Foto: Divulgação/União dos Escoteiros do Brasil


Eles têm uma só palavra, suas honras valem mais do que as próprias vidas, estão sempre alertas para ajudar ao próximo, zelam pela natureza, são leais e altruístas. Estamos falando dos Escoteiros e esses são alguns dos seus principais fundamentos. Este ano eles estão em festa, pois completam o primeiro centenário da atividade no Brasil. A prática foi trazida ao país por Amélio Azevedo Marques, suboficial da Marinha brasileira, que teve contato com o movimento na Inglaterra.

Fundado em 1907 pelo Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o escoteirismo - como também é conhecido - fez parte da formação de figuras como Paul McCartney, Harrison Ford, João Paulo II, Marieta Severo e Juscelino Kubitschek. "O propósito do movimento é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente no que diz respeito ao caráter, tornando-se cidadãos responsáveis e participativos", explica Fernando Neves, da União dos Escoteiros do Brasil.

Nesse sentido, todos os que pretendem ingressar em um grupo devem seguir a promessa escoteira, que, entre outras coisas, prega o comprometimento com Deus, com a pátria e com os seus semelhantes.

Foto: Wikipedia


Apartidário e aberto a todas as crenças, o escotismo conta com cerca de 60 mil adeptos no país, 17 mil deles baseados somente no estado de São Paulo. No mundo, são cerca de 30 milhões de participantes espalhados por 160 nações. Todos os grupos escoteiros tupiniquins têm realizado atividades em comemoração aos cem anos do movimento. "As ações vão desde encontros em acampamentos até obras voluntárias nas regiões onde os grupos estão estabelecidos", afirma Neves.

Apesar de ser comumente associado ao universo infanto-juvenil, não há limite de idade para quem quer se tornar um escoteiro, basta ter mais de seis anos. Até os dez, os participantes são considerados Lobinhos; dos 11 aos 14, Escoteiros; de 15 a 17, são Seniores ou Guias; de 18 a 21, Pioneiros; os mais velhos são chamados escotistas ou dirigentes. Outra informação que poucas pessoas conhecem é que qualquer um pode montar um grupo de escotismo. "Basta procurar a União dos Escoteiros do Brasil que nós damos as orientações necessárias, não é preciso ter formação escoteira ou qualquer coisa do tipo, é mais simples do que parece", esclarece Neves.

Segundo ele, que é coordenador do grupo de Escoteiros do Parque da Água Branca, em São Paulo, as atividades ligadas à natureza e os tradicionais acampamentos continuam sendo os atrativos que mais chamam a atenção das pessoas para o movimento. Uma das características do escotismo é o "aprender a fazer", o que colabora para que os participantes sejam sempre protagonistas e não meros espectadores das ações. Além disso, as atividades são sempre desenvolvidas em equipe, o que estimula o espírito de coletividade.

Foto: Wikipedia


Escaladas, canoagem, ciclismo, viagens e excursões em grupo estão entre as ações praticadas pelos Escoteiros. Na maioria das vezes, estão associadas a aventuras em meio à natureza.

Seja um escoteiro

Para os interessados em participar de um grupo escoteiro, listamos os endereços dos Escritórios Regionais da União dos Escoteiros do Brasil em algumas das principais capitais do país. As mensalidades giram em torno de R$ 20 por mês, mas há locais em que a taxa não é cobrada. Confira.

Endereços

São Paulo
Endereço: Rua Coronel Xavier de Toledo, 216, 3° andar
Telefone: (11) 3237-1588

Curitiba
Endereço: Rua Ermelino de Leão, 492
Telefone: (41) 3323-1031

Porto Alegre
Endereço: Rua Castro Alves, 398
Telefone: (51) 3328-7236

Rio de Janeiro
Endereço: Rua Rodrigo Silva, 18, 7° andar
Telefone: (21) 2533-9207

Brasília
Endereço: SCES, Trecho 3, Lote 3, Setor de Clubes
Telefone: (61) 3224-3415

Natal
Endereço: Rua Ceará Mirim, 380
Telefone: (84) 3234-2911


Atualizado em 6 Set 2011.