Guia da Semana

Foto: Laerte Targueta


A partir dessa semana faremos um passeio pelos pontos turísticos mais visitados no Inverno brasileiro.

Nossa primeira parada é na Serra Capixaba, no estado do Espírito Santo. É uma região entrecortada por montes e serras tão verdes, que simplesmente dizer que é verde não faz justiça à realidade.

A Serra Capixaba é formada por duas serras: a do Caparão, famosa por abrigar a terceira montanha mais alta do Brasil, o Pico da Bandeira, com quase três mil metros de altitude, e a Serra do Castelo, com a Pedra Azul e o Pico do Forno Grande.

Fica às margens da BR-262, que liga Belo Horizonte a Vitória. Por lá você vai encontrar cidadezinhas com o aconchegante estilo europeu: Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e muitas outras.

Nossa parada vai ser em Domingos Martins, que é uma pequena cidade, famosa pelo seu romantismo. Rodeada por montes e serras, possui uma bela arquitetura alemã que deixa o lugar com ares de Frankfurt.

No mês de julho, Domingos Martins promove um ótimo Festival de Inverno, voltado para a música que atrai muitos admiradores. Devido à altitude, Domingos Martins tem temperaturas baixas o ano inteiro - a média não ultrapassa os 20°C -, mas é no inverno que os termômetros, ou melhor, os turistas congelam. Temperaturas próximas a 0°C transformam as ruas da cidade em um desfile de botas, cachecóis, luvas e gorros. A Rua João Batista Wernersbach vira o ponto de encontro dos visitantes, com seu centro gastronômico e de compras. Várias construções germânicas ladeiam a rua, além de uma praça enorme e florida, mas muito florida mesmo, uma explosão de cores.

Se você está pensando que isso é passeio de casal, engana-se. O que acha de um banho de piscina natural a 1450m de altitude? Não será fácil: uma escalada de 92m e uma trilha de mais de um quilômetro leva você a nove, isso mesmo, nove piscinas naturais no alto da serra.

O acesso é pelo Parque Estadual da Pedra Azul. Este passeio é gratuito, as turmas são guiadas e não devem ter mais de 40 pessoas. É necessário agendar com um dia de antecedência. No local, também são prestados serviços particulares, como pousadas que servem refeições e passeios a cavalo.

Mas você tem medo de altura e não quer dar uma de alpinista? Tudo bem, o Parque tem diversas trilhas que entrecortam as montanhas, mas essas, infelizmente, não levam às piscinas.

Então, qual a próxima parada?

Leia as colunas anteriores de Kéfhane Costa

Mercado Central

Navegando pelo Araguaia

Graças a Web

Quem é a colunista: Kéfhane Costa.

O que faz: Servidora pública.

Pecado gastronômico:
Doces, todos eles.

Melhor lugar do mundo: Onde estiver no momento.

O que está ouvindo no mp3, iPod, carro, rádio: Avenged Sevenfold.

Fale com ela: acesse seu blog ou a siga no twitter (@Kefhane).




Atualizado em 6 Set 2011.