Guia da Semana

Foto: Divulgação/Santur


Todo o litoral de Santa Catarina atrai turistas de diversos países. Suas paisagens exóticas, com praias de mar aberto, enseadas, balneários bastante movimentados, cheios de casas noturnas para os amantes de uma boa balada, mas também chama a atenção muitos que são adeptos à prática de esportes radicais, como voo livre, surfe, kart, escalada, trekking, rapel, mergulho e muito mais. As cidades turísticas dessa região são: Balneário Camboriú, Camboriú, Bombinhas, Luís Alves, Ilhota, Itajaí, Itapema, Penha, Porto Belo, Balneário Piçarras e Navegantes.


Balneário Camboriú

Uma cidade que consegue reunir desde praias tranquilas até as mais agitadas, com baladas para todos os gostos e estilos e muito turismo de compras. São atrações o dia todo, desde bondinhos, arvorismo, esportes radicais, trilhas, parques, monumentos e muitos passeios por terra, mar e ar. E por todo o município, há bares e variados tipos de restaurantes.

Na Praia Central, localiza-se a famosa Avenida Atlântica, extremamente urbanizada e possui muitas lojas, quiosques, sorveterias e cafeterias. Após as 18h, parte da praia é ocupada por quadras de vôlei, futebol, frescobol e outros esportes.

Ao sul da Praia Central, há seis outras praias com fácil acesso pela rodovia Cênica Interpraias ou por escunas. São elas: Laranjeira, Taquarinhas, Taquaras, Pinho (primeira praia oficial de naturismo do Brasil), Estaleiro e Estaleirinho. Já ao norte, há duas praias com acesso apenas por trilhas: Canto, com apenas 50 metros e extensão, e a Praia do Buraco, com mar bastante agitado, sendo que parte dela é ocupada por um hotel.

Camboriú

A cidade localiza-se a cerca de três quilômetros de Balneário Camboriú, e também é outro local da Costa Verde Mar que atrai turistas de todos os cantos do mundo e também de todas as idades. Lá é possível encontrar diversos atrativos, entre eles lagoas artificiais para pesca, toboáguas, quadras, campos de futebol e até passeios a cavalo, caiaques e pedalinhos. Há também pesque-pagues e hotéis fazenda.

O destaque de Camboriú é o turismo ecológico, pelo local ser rico em formações rochosas, cachoeiras e rios. Um exemplo é o Morro dos Macacos, que possui uma reserva de Mata Atlântica totalmente preservada. Há diversas espécies aquáticas ameaçadas de extinção que são protegidas na região. Lá também está a Reserva Natural Cascata Vila Conceição, que oferece aos turistas banhos de cachoeira, sendo muito procurada no verão.

Outra atração é o Pico da Pedra, com 665 metros de altura, onde o visitante observa parte da costa, da baía de Porto Belo e Itapema e também Balneário Camboriú. Caso for fazer esta trilha, é aconselhável ir com um guia que conheça bem a região.

Foto: Beto Westphol/Santur


Penha

Não há como, ao falar de Penha, não lembrar do famoso Beto Carrero World, considerado um dos maiores parques temáticos do mundo. Fundado em 1991, possui brinquedos para todas as idades, com shows, zoológico e diversas outras atrações.

Penha possui 19 praias, algumas com águas calmas, sendo uma ótima opção para crianças. Mas também, para os adeptos ao surfe, outras possuem o mar bastante agitado.

A maior delas é a Praia da Armação, onde localiza-se o parque Beto Carrero, com seis quilômetros de extensão. Outra famosa é a Praia do Quilombo que atrai surfistas de diversas regiões. Além disso, suas areias ajudam no tratamento de doenças de pele e também reumatismo.

Agora, se o passeio for em família, com crianças, a dica é a Bacia da Vovó, onde está a Praia da Saudade, que atrai os pequenos por suas águas calmas, assemelhando-se a uma piscina natural.

Outras Praias de Penha possuem acesso bastante complicado, chamando os aventureiros de plantão para se arriscarem em suas trilhas. As Poá, Vermelha, São Roque, do Monge e do Lucas são locais com mata preservada, águas limpas e onde também é possível praticar mergulho.

Bombinhas

Mesmo sendo o menor município do estado de Santa Catarina (36,6 quilômetros quadrados), Bombinhas está localizada em uma pequena península, mas com mais de 20 praias, baías e enseadas, Suas águas claras mostram as belezas naturais e a biodiversidade marinha que existe na região. Mergulho é um dos esportes mais praticados pelos turistas que visitam a cidade.

Não só do turismo aquático vive Bombinhas. Há diversas trilhas ecológicas, com roteiros de trekking, onde o turista passa por reservas de Mata Atlântica e conhece muitas cachoeiras. Lá também está localizado o Parque Ambiental Família Schürmann, com cerca de 30 mil metros quadrados de área, com trilhas ecológicas, centro de exposições com objetos e fotos das viagens da família de navegadores. São 20 anos de aventuras por mais de 50 países.

Luís Alves

Famosa cidade catarinense em que a aguardente é o destaque, com diversos alambiques e cerca 13 deles ainda utilizam a produção artesanal. Totalmente voltado para a agricultura, o pequeno município possui apenas um hotel e três restaurantes. O que atrai os turistas é a famosa Festa Nacional da Cachaça, que acontece em julho no Pavilhão da Fenaca. São muitos shows, bailes e atrações variadas, como o Rodeio Crioulo, Feira Agroindustrial e Festa da Banana.

Conheça as outras cidades turísticas da Costa Verde Mar

Atualizado em 6 Set 2011.