Guia da Semana

São Joaquim

Foto: Godoy/Santur


Conhecida com a "Cidade da Neve", São Joaquim é considerada a cidade mais fria do país, com temperatura média anual de 13° C. Entre junho e agosto, por exemplo, nevascas ocorrem na cidade, deixando cobertos seus vales e montanhas. Com uma boa infraestrutura para acolher turistas, o município possui hotéis e pousadas, todas preparadas para aplacar o frio. A produção de maçã é uma das grandes fontes de renda da cidade. Assim, acontece anualmente a "Festa Nacional da Maçã", com pratos típicos e shows com artistas de renome nacional.

Conheça:

Igreja Matriz
O início de sua construção data de 1918, mas só foi concluída 17 anos depois. Erguida em pedra basalto, material retirado dos morros próximas, seu interior conta com esculturas que reproduzem ícones bíblicos.

Cascata do Pirata
Com queda livre de 15 metros, o ponto é parada para quem está na cidade. Distante 17 Km do centro, tem acesso pela SC 438, estrada em direção a Bom Jardim da Serra.

Belvedere - Mirante
É uma grande escadaria, em uma das encostas da cidade. Ao final, numa altitude de 1450 metros, há uma visão panorâmica do local e dos campos que o circundam.

Exponeve
O ano todo, a feira tem expositores de artesanato e produtos da terra. É aberto diariamente para visitação e comercialização de produtos.

Urupema

Foto: Norberto Cidade/Santur


Nova rota do turismo da serra catarinense, Urupema tem altitude média de 1425 metros, uma das mais altas do estado. Rios claros, campos verdes e pinheiros: esse é o cenário principal admirado no município. No inverno, com as fortes geadas, suas cachoeiras transformam-se em cristais de gelo. Da cidade provém a criação da truta arco-íris, espécie sensível e pouco encontrada do animal. Costumes regionais também são mantidos, como os torneios de laço e os bailes gauchescos.

Conheça:

Morro das Torres
Com altitude de 1750 metros, o terreno passou a ter esse nome por ser ponto de várias antenas ali instaladas. No inverno costuma ser uma dos pontos mais frios do Brasil, inclusive com geadas.

Cachoeira que Congela
Localizada abaixo do Morro das Torres, a pequena cascata, que se divide em duas quedas, costuma ficar congelada nos dias mais frios do ano. O fenômeno atrai turistas e curiosos, já que o espetáculo é raro no Brasil.

Cavalgada Rota Santana
Essa é uma opção para quem gosta de aventura e natureza vistas sobre o lombo de um cavalo. O trajeto é feito em dois dias, passando por diversas propriedades da região. O ponto de início é a Fazenda do Barreira, fundada em 1782.

Urubici

Foto: Juan Riva Beasley/Santur


Mais de 80 cachoeiras, cascatas e quedas d'água. O número pertence ao município de Urubici, cidadezinha com cerca de 11 mil habitantes. Coroada como "Terra da Hortaliças", carrega o título de ser a maior produtora de hortifrutigranjeiros do estado.

Suas paisagens são admiráveis e contam com o cuidado da população em preservá-la. Em alguns trechos é possível notar a passagem de seus primeiros moradores, com inscrições em rochas e cavernas. A estimativa é que tais gravações foram feitas há dezenas de séculos.

Conheça:

Morro da Igreja
Com 1822 metros, todo ano há ocorrência de neve nos períodos mais frios. Em 1996, registrou 17,8° C negativos, recorde brasileiro. Mesmo no verão, é aconselhável levar agasalho ao local, pois o ponteiro costuma cair.

Cascata Véu de Noiva
Com quase 60 metros de altura e de águas geladas, é ideal para a prática de rapel. Por estar em uma área particular, é obrigatório o pagamento de baixa quantia para acessá-la.

Cachoeira do Avencal
Aqui 100 metros de queda livre deixam qualquer turista maravilhado. Suas águas cristalinas compõem o cenário junto com vegetação típica da região. É possível chegar na parte superior da cachoeira de carro.

Atualizado em 6 Set 2011.