Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Serras Catarinenses: Vale Europeu

Um pedacinho da Alemanha no Brasil.

Foto: Noir Studio/Santur


Ao andar pelo Vale Europeu, você achará que está na Alemanha, por causa da arquitetura, culinária, artesanato e até nos jardins muito bem cuidados das casas, construídas bem no estilo germânico. A região possui muitos lagos, montanhas e cavernas, com ambiente ideal para casais em lua-de-mel ou aventureiros que gostam de turismo de aventura. As principais cidades do Vale Europeu são Blumenau, Pomerode, Indaial e Timbó.

Blumenau

Além de sediar a conhecida festa Oktoberfest, Blumenau é um pólo têxtil, com centros de compras, com uma maior procura por cristais e porcelanas. Além de ter infraestrutura e arquitetura tipicamente alemãs, outro destaque da cidade é possuir três parques de preservação da Mata Atlântica: Spitzkopf, Artex e São Francisco de Assis. Caso for conhecer um desses locais, é preciso verificar se há um guia para acompanhá-lo durante o percurso de algumas trilhas.

A prática de remo e muito comum no Rio Itajaí-Açu que passa por diversas cidades catarinenses, incluindo Blumenau. A cidade também possui diversos roteiros para os turistas, desde o histórico, em que um guia leva o turista pelos principais pontos que mostram um pouco da história da cidade, entre eles a Praça da Paz, Ponte Aldo Pereira de Andrade, Locomotiva Macuca, Feira de Artesanato e o Teatro Carlos Gomes.

Há também o roteiro das cervejas artesanais, em que o visitante tem a oportunidade de conhecer as tradicionais cervejas alemãs, não somente durante a Oktoberfest, mas em qualquer época que visitar a cidade.

Pomerode

Considerada a cidade mais alemã de Santa Catarina, com 22 mil habitantes, a população de Pomerode mantém muito viva as tradições da Alemanha, entre elas, o idioma. Cerca de 95% dos moradores falam fluentemente a língua alemã. Casas e jardins em todos os pontos da cidade faz com que os visitantes sintam-se como se estivessem andando por regiões europeias.

Um dos destaques da cidade é o Jardim Zoológico que possui cerca de 600 espécies de animais. Outras atrações turísticas são o Museu Pomerano, Casa do Imigrante e Hotel Fazenda Mundo Antigo. O mês mais badalado é janeiro, por causa da Festa Pomerana, onde o turista pode conhecer um pouco mais da cultura alemã, com danças, bebidas e muita comida típica.

Indaial e Timbó

As duas cidades chamam a atenção dos turistas pelas belas paisagens e regiões de natureza intensa, como o Alto Rio dos Cedros, que possui muitos lagos rodeados por montanhas e também as cavernas de Botuverá e Ibirama, que atrai aventureiros para trilhas e prática de esportes radicais. Outro destaque dessa região é o turismo religiosos do Santuário Madre Paulina.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens

10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

Viagens