Guia da Semana

Foto: Noir Studio/Santur


Ao andar pelo Vale Europeu, você achará que está na Alemanha, por causa da arquitetura, culinária, artesanato e até nos jardins muito bem cuidados das casas, construídas bem no estilo germânico. A região possui muitos lagos, montanhas e cavernas, com ambiente ideal para casais em lua-de-mel ou aventureiros que gostam de turismo de aventura. As principais cidades do Vale Europeu são Blumenau, Pomerode, Indaial e Timbó.

Blumenau

Além de sediar a conhecida festa Oktoberfest, Blumenau é um pólo têxtil, com centros de compras, com uma maior procura por cristais e porcelanas. Além de ter infraestrutura e arquitetura tipicamente alemãs, outro destaque da cidade é possuir três parques de preservação da Mata Atlântica: Spitzkopf, Artex e São Francisco de Assis. Caso for conhecer um desses locais, é preciso verificar se há um guia para acompanhá-lo durante o percurso de algumas trilhas.

A prática de remo e muito comum no Rio Itajaí-Açu que passa por diversas cidades catarinenses, incluindo Blumenau. A cidade também possui diversos roteiros para os turistas, desde o histórico, em que um guia leva o turista pelos principais pontos que mostram um pouco da história da cidade, entre eles a Praça da Paz, Ponte Aldo Pereira de Andrade, Locomotiva Macuca, Feira de Artesanato e o Teatro Carlos Gomes.

Há também o roteiro das cervejas artesanais, em que o visitante tem a oportunidade de conhecer as tradicionais cervejas alemãs, não somente durante a Oktoberfest, mas em qualquer época que visitar a cidade.

Pomerode

Considerada a cidade mais alemã de Santa Catarina, com 22 mil habitantes, a população de Pomerode mantém muito viva as tradições da Alemanha, entre elas, o idioma. Cerca de 95% dos moradores falam fluentemente a língua alemã. Casas e jardins em todos os pontos da cidade faz com que os visitantes sintam-se como se estivessem andando por regiões europeias.

Um dos destaques da cidade é o Jardim Zoológico que possui cerca de 600 espécies de animais. Outras atrações turísticas são o Museu Pomerano, Casa do Imigrante e Hotel Fazenda Mundo Antigo. O mês mais badalado é janeiro, por causa da Festa Pomerana, onde o turista pode conhecer um pouco mais da cultura alemã, com danças, bebidas e muita comida típica.

Indaial e Timbó

As duas cidades chamam a atenção dos turistas pelas belas paisagens e regiões de natureza intensa, como o Alto Rio dos Cedros, que possui muitos lagos rodeados por montanhas e também as cavernas de Botuverá e Ibirama, que atrai aventureiros para trilhas e prática de esportes radicais. Outro destaque dessa região é o turismo religiosos do Santuário Madre Paulina.

Atualizado em 6 Set 2011.