Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Símbolo paulistano

A história do museu erguido sobre quatro colunas..

Por Humberto Baraldi




Sete de novembro de 1968. Um dia de glória em São Paulo. Data da inauguração do novo prédio do Masp (Museu de Arte Moderna de São Paulo), na Avenida Paulista. A festa foi marcada não só pelo comparecimento de uma multidão, mas também pela presença da Rainha Elizabeth II da Inglaterra, madrinha do evento, acompanhada do Príncipe Phillip (foto abaixo). Ambos se maravilharam com as novas instalações do estabelecimento.

As obras, coordenadas pela arquiteta Lina Bo Bardi, começaram em 1960. O prédio de 2 andares foi erguido sobre 4 colunas, formando um vão livre de 8 metros de altura por 70 metros de comprimento. O terreno era ocupado anteriormente pelo Belvedere Trianon, demolido em 1957. Tratava-se de uma grande plataforma com restaurante, salão de festas e uma galeria.

O Museu de Arte de São Paulo foi idealizado pelo dono dos "Diários Associados", Assis Chateaubriand. Inaugurado em 2 de outubro de 1947 na sede dos "Diários Associados", na rua 7 de Abril, 230, o Masp original era freqüentado por estudantes, artistas e críticos de arte, que desfrutavam, além do maior acervo da América Latina, de exposições temporárias e cursos de Fotografia, Pintura, Gravura, Tecelagem, História da Arte, Cinema, entre outros.

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens