Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Sobrados-bar

A rua paulistana Joaquim Távora aproveita a arquitetura para criar ambientes diferenciados em seus bares.

Foto: Getty Images

Joaquim Távora é um município localizado no sul do Brasil, mas, também é um bairro em Fortaleza, bem como uma rua em Santos e em São Paulo. Saber quem foi Joaquim Távora já é mais complicado. Para muitos, uma figura importante em evento anterior à Revolução de 30, porém, não o suficiente para ser encontrado nos livros de história. Entretanto, lembrado para nomear lugares.


História à parte. Em São Paulo, a Rua Joaquim Távora fica na Vila Mariana, na Zona Sul da capital, perto da estação do metrô Ana Rosa (sim, a cidade tem dessas: bairros e estações de metrô que se confundem).


Rua de mão única, saindo da Rua Domingo de Morais, rumo ao Parque do Ibirapuera, ela desce. Não é muito longa, porém, tem uma característica interessante. Seus pequenos sobrados. Não aqueles construídos aos montes para serem vendidos em grande escala, mas, pequeninos com grande profundidade.


Certamente, carregam consigo histórias da cidade. Pois, parecem ter parado no tempo. Atualmente, além da história inserida, servem para recepcionar, dia ou noite, paulistanos que querem relaxar.


Os bares e restaurantes tomaram conta das casinhas. A parte bacana é que não destruíram a bela arquitetura, pelo contrário, tiraram proveito desse diferencial. Desta forma, cada bar aproveitará da melhor maneira possível e, com muita criatividade, o formato oferecido pelos sobrados.

Gosto para todo o tipo de paladar, da cerveja fina à cerveja normal; um bom vinho ou, o saquê. Petiscos, desde o bolinho de carne seca até a culinária mexicana. A recriação de uma estação de trem da década de 50 e um simples quintal. Música ao vivo, sem música. Proximidade com o metrô, variedade e, melhor, estacionamento a preço único R$10,00.


Além do que, se registrar os momentos, suas fotos ficaram tão diferenciadas que ninguém acreditará que explorou apenas uma rua. E como o clima é de copa do mundo, a rua pode não estar enfeitada, porém, os bares oferecem opções para alegrar o torcedor brasileiro.


Passear por ruas em São Paulo é isso. Descobrir que no mesmo lugar que encontrará a casa Hope, destinada às crianças com câncer, poderá explorar as várias 'casas-sobrados bar'.

Leia as colunas anteriores de Carolina Teixeira:

Pontos histórico e comercial

Um "miniparque" do ibirapuera

Jeito de Interior


Quem é a colunista: Carolina Teixeira, 24 anos, turismóloga e estudante de jornalismo.

O que faz: É consultora educacional de intercâmbio cultural, se entregou ao mundo do turismo, pois, desde que se conhece por gente, fica mudando de um lugar para outro.. Também come, fala (muito), dorme, se diverte e viaja igual a tantos, além de escrever vez ou outra.

Pecado gastronômico: Café (não importa como), uma boa massa, sorvete no frio, bolinho de chuva e sonhos aos domingos.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: carolinatex @gmail.com ou acesse seu blog


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo