Guia da Semana

Fotos: Divulgação

Famosa pelo seu cenário natural e atmosfera de sombra e água fresca, a ilha de Comandatuba é muito mais do que isso. Seja para descansar em uma paisagem paradisíaca, praticar esportes, ou até mesmo curtir uma balada, o local oferece ótimas opções.

Formada por uma estreita faixa de terra, pertencente ao município de Una, litoral sul da Bahia, o destino abriga uma imensa riqueza de fauna e flora brasileira, praticamente nativa. A média de temperatura anual fica em torno de 24°C, com máxima de 28°C, e mínima de 19°C. Um prato cheio para os fãs da combinação praia, calor e gente bonita.

Na terra

No rio Aliança, próximo à cidade de Una, pode-se realizar passeios ecológicos, monitorados por biólogos, em uma reserva de Mata Atlântica. Entre eles, estão a caminhada pelas pontes suspensas do Parque Ecológico de Una e o Safari da Lama Negra Medicinal, onde os turistas podem se banhar em uma exótica lama terapêutica de mangue.

Para os viciados em adrenalina, uma boa pedida é o passeio de buggy entre as dunas na praia da Barra Sul. Ainda nos esportes, uma opção mais relaxante está nas tacadas no Ocean Course, um dos principais campos de Golfe do país. O local possui um circuito de 18 buracos, com quatro níveis de dificuldade, onde são disputados diversos campeonatos nacionais e internacionais, sendo apto também, para iniciantes da modalidade.

Já na Fazenda do Cacau, é possível conhecer o plantio, a colheita e todo o processo de produção do cacau de região e degustar deliciosos choclates locais. Para fechar o dia, não dá para perder o final de tarde na região da Barra Norte, onde pode ser apreciado um pôr-do-sol inesquecível.

Na água

Esportes radicais na água não faltam. Tem de tudo. De rafting de lancha a tours de jet-ski por manguezais. Todos eles são ambientados em belas paisagens. Entre as opções mais procuradas pelos turistas, estão caiaque, vela, big banana, ski aquático, windsurf, lancha, escuna e mergulho. Durante os passeios, existe a opção de contratar um guia, para falar sobre o ecossistema e as características naturais dos lugares visitados.

Fotos: Divulgação

Amantes da pescaria devem procurar pela pesca de canal, que armazena uma imensa variedade de espécies das águas. O passeio acontece em barcos de alumínio, com todo material necessário para a prática. Dica para os pescadores: observe as aves que rodeiam o oceano, à procura de peixes na superfície.

O resort

Apesar de existirem algumas pousadas na ilha, a melhor opção de hospedagem é, de longe, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba. Além de oferecer todos os passeios e atividades do local, em pacotes abertos ou fechados, ele é o único que providencia o transporte de barco para quem vêm de Ilhéus.

Com diárias a partir de R$ 1.522,00 para casal, o hotel é o mais procurado por turistas nacionais e estrangeiros, devido à sua enorme infra estrutura, que inclui mais de 25 mil coqueiros e uma piscina de 1.200 metros quadrados, além de opções para quem quer ficar longe do mar, como bicicletas, dois campos de futebol de sabão, paintball, aulas de arco e flecha, e sete quadras de tênis.

Além das comodidades, outro diferencial do hotel está no aeroporto exclusivo, inaugurado para dar maior conforto aos visitantes, que antes tinham de desembarcar em Ilhéus e viajar cerca de uma hora até a região (e agora já podem desembarcar do avião com o pé na areia). Algumas empresas aéreas oferecem quatro vôos semanais saindo de São Paulo, e recentemente já implementaram saídas regulares de Belo Horizonte, Porto Seguro e Rio de Janeiro.

Serviço

Submarino Viagens
(11) 4003-9888

Bonno Viagens
(11) 2671-0603

Top Brasil Turismo
(11) 3926-8000

CVC
(11) 2191-8410

Viagem Express
(11) 3021-4149

Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba
(11) 5693-4050 / 0800-0126060
www.transamerica.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.