Guia da Semana

Foto: Wikipédia

Posto de venda de souvenir em Londres


Quem chega à casa do fotógrafo, viajante e blogueiro Marcio Cimatti já pode sentir o clima de viagem no ar. São mais de 200 souvenires espalhados pelos cômodos, lembranças que remetem aos destinos turísticos visitados por ele. Entre os objetos, há um papiro egípcio, pequenos vikings noruegueses, miniaturas de orelhões londrinos, além de um armário repleto de copinhos de diversas regiões."É gostoso lembrar das coisas boas vividas na viagem, anos depois, ao ver o souvenir em casa", diz.

Cada um tem uma história diferente, mas entre seus preferidos estão as casinhas distribuídas na classe executiva dos voos da KLM, companhia aérea holandesa. "São várias diferentes e já teve até leilão no Sotteby's para comprar uma coleção", revela. Marcio conta que também já passou percalços para trazer alguns achados. "Alguns souvenires são difíceis de carregar. O pior mesmo foi uma flecha indígena de madeira que trouxe do Nordeste. Deixei de 'herança' na casa da minha mãe", brinca.

Foto: Arquivo Pessoal

Coleção de copinhos de "shot" de Marcio Cimatti

Assim como Marcio, muitos turistas apostam no souvenir para resgatar as boas memórias do passeio e recordar aquele momento especial cada vez que o olhar. Esse costume acompanha os viajantes desde a antiguidade e faz parte dos hábitos de diversos países. Em Camarões, por exemplo, a ideia é trazer algo para os que não podem viajar. Já no Japão, há os tradicionais omiyage, que devem ser comprados para serem compartilhados com os companheiros de trabalho e com familiares.

Em algumas regiões de peregrinação religiosa, como o Santuário de Aparecida, no Brasil, ou de Lourdes, na França, a venda de souvenires é a principal atividade econômica do lugar. Há também aqueles artigos que são vendidos como uma espécie de amuleto, caso da Fita do Bonfim, lembrança de Salvador, Bahia. Já nos destinos com apelo internacional, os presentinhos mais procurados são miniaturas de monumentos históricos, camisetas, cartões postais e artesanatos em geral.

Pedaço de viagem

Foto: Arquivo Pessoal

Coleção de miniaturas da blogueira Camila Navarro

A blogueira Camila Navarro também é apaixonada por viagens e souvenires. Ela coleciona artigos das viagens com seu namorado, que é o seu parceiro de estrada. "Gostamos de trazer coisas que nos façam lembrar dos lugares que visitamos. É claro que sempre há as fotos, mas elas ficam mais esquecidas, escondidas. Já os souvenires ficam expostos, sempre nos lembrando dos passeios e nos deixando com mais vontade de viajar. É como trazer um pedacinho de cada lugar para dentro de casa".

Camila conta que já segue o destino preocupada em encontrar bons souvenires e sempre tenta comprar algo que represente o país ou a região. "Gosto principalmente de miniaturas de construções famosas. Fico frustrada quando não encontro nada típico, que seja a cara do lugar", diz. Para achar os artigos, a blogueira procura lojinhas de artesanato. "Próximo aos pontos turísticos, sempre existem lojas ou barracas vendendo todo tipo de lembrancinha, mas às vezes é preciso se afastar um pouco dos pontos principais para encontrar preços melhores", diz.

Hoje, ela tem cinco quadros, cerca de 25 miniaturas, um tabuleiro de xadrez e alguns tapetes. "Eu coloco as figuras e pinturas em molduras e as transformo em quadros. Não é preciso que seja uma obra de arte, uma simples figura ou mapa de um local diferente pode virar um quadro bem interessante. Também estou pensando em criar prateleiras especialmente para as miniaturas. As lembranças de viagem acabaram tornando-se a principal decoração da nossa casa", relata.

Atualizado em 6 Set 2011.