Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Tatuapé

Quase que inteiramente residencial, o bairro abriga um grande comércio e noites agitadas na zona leste da capital paulista.

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Rua Tuiuti


Formado por descendentes espanhóis, italianos e portugueses, o Tatuapé foi fundado por Brás Cubas em 1570 que, assim que chegou a região, montou um rancho, uma capela para Santo Antônio, um curral e diversas casas. Mais tarde, as terras foram compradas por um padre e, depois de passar por vários donos, em 1930 o bairro era apenas um amontoado de casas. Hoje, a região possui 427 ruas, quase 80 mil moradores e uma área de oito quilômetros quadrados.

O nome Tatuapé vem do tupi e significa caminho do tatu. Quem decide morar por ali encontra uma população jovem, muitos serviços, vida noturna agitada e residenciais de alto padrão, além dos mais de 100 mil metros quadrados de área verde em 36 praças espalhadas pelo bairro.

Onde passear

Com tanta área verde, no Tatuapé não é difícil arrumar um lugar para caminhadas e ginástica. No Parque Esportivo dos Trabalhadores e no Parque do Piqueri há muito espaço para praticar bocha, futebol de areia, vôlei de praia e vários outros esportes. Para aqueles que preferem história, o bairro possui a Casa do Tatuapé, que em meados de 1940 servia como olaria e hoje faz parte do Museu da Cidade, com várias exposições e objetos de época.

Os amantes dos livros têm seu espaço na Biblioteca Hans Cristian Andersen e na Biblioteca Cassiano Ricardo. Se o assunto é futebol, um dos clubes mais populares do País está no Tatuapé: o Clube Corinthians Paulista.

Onde comer

Como reflexo de São Paulo, o Tatuapé também possui uma grande diversidade de restaurantes, que ficam principalmente nas ruas Itapura, Apucarana e Praça Silvio Romero. Para comer pizza vá ao Artesanal Pizza Bar ou a Pizzaria Faronella. A gastronomia italiana pode ser apreciada no Bracia, a japonesa no kiyo e a alemã no Garage Bier Kalt.

Se você é daqueles que não dispensa um doce, na Di Cunto e na República do Açaí estão os mais diversos tipos de gostosuras, umas mais, outras menos lights. À noite, o bairro é bastante agitado em bares como o Astros Bar, o Bar do Amaral, o Cabral ou o Copacabana.

Onde comprar

Grandes conhecidas de quem mora no Tatuapé, a Praça Silvio Romero e a Rua Tuiuti são campeãs quando o quesito é comércio. Roupas, sapatos, grandes lojas de departamento e ambulantes podem ser encontrados por lá. Às vezes é preciso andar um pouco para encontrar o melhor preço ou as lojas desejadas. Outra via que esbanja comércio é a Avenida Celso Garcia. Ali você encontra principalmente óticas e salões de cabeleireiro.

Para aqueles que não dispensam a ida ao shopping, o bairro possui dois: o Shopping Anália Franco, um pouco mais elitizado, e o Shopping Boulevard Tatuapé, mais popular.

Confira os serviços que o Tatuapé possui!

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo