Guia da Semana

Foto: Cia. Nacional de Ecoturismo

Uma das cidades mais antigas do Chile, Chillán localiza-se a 480 km de Santiago. Entre as paisagens da região, que possui dois vulcões, há estações de hidroterapia e pistas de esqui. As Termas de Chillán oferecem aos turistas piscinas aquecidas, além de lamas medicinais de origem vulcânica, spas e outras atividades de relaxamento.

Para os que gostam de aventura, a 1600 metros de altitude, encontra-se um espaço para pistas de esquis, o mais extenso da América do Sul. A área de dez mil hectares divide-se em 28 pistas. Todas se encontram na área do Vulcão Chillán, onde o topo é coberto por neve durante o ano inteiro. Há um centro de treinamento com instrutores de diversas nacionalidades. Os cursos possuem modalidades e níveis. Além disso, há uma equipe de segurança exclusiva para atender aos esquiadores

Foto: Cia. Nacional de Ecoturismo
Outras atividades oferecidas variam entre passeios de trenós, puxados por cães da raça husky siberiano, cross-country e snowmobiles (motos para neve). O turista pode aproveitar e conhecer os bosques e vales da região, fazendo a trilha do snowpark.

A melhor época para aproveitar o clima e os passeios é entre a segunda quinzena de junho e o início de outubro, quando a quantidade de neve é maior. Durante este período, há campeonatos de esqui, atrações de snowmobile, eventos para crianças e a semana gastronômica. No inverno, os restaurantes oferecem comidas típicas dos Alpes suíços, além de pratos nacionais.

As termas oferecem acomodações para famílias e grupos de amigos. Nos hotéis Pirigallo, Pirimahuida e Gran Hotel Termas de Chillan, o turista encontra apartamentos variados, restaurantes, spas e piscinas termais, sala de jogos, discotecas, vídeo e creches. Todos estão próximos às pistas de esqui.

Foto: Cia. Nacional de Ecoturismo
O visitante também tem a opção dos condomínios. Estão distribuídos em seis edifícios, com três apartamentos de duas a seis pessoas. Todos possuem cozinha completa e serviço de quarto. Nas proximidades há o Club-House, com serviço de restaurante, bar, sala de estar, piscina e um mini-mercado.

Uma atividade que atrai esquiadores experientes e de nível médio é o Heliski. Para esse esporte é preciso boa condição física, devido aos efeitos da altitude e à dificuldade da descida, e familiaridade com o único equipamento usado: a prancha. Um helicóptero leva os esportistas até determinada altitude e os solta para a descida.

Dicas e informações importantes:
  • A língua oficial é o espanhol
  • Moeda utilizada: peso
  • Fuso Horário: 1h a menos em relação a Brasília
  • Sempre utilize protetor solar. Apesar do clima frio, o sol é forte durante grande parte do dia.
  • A escolha das pistas deve ser feita de acordo com o grau de prática. Variam entre iniciantes e experientes. Há mapas espalhados por toda a localidade.
  • Para os brasileiros não é necessário visto de entrada no país. O visitante recebe um cartão de turista, válido por 90 dias e que deve ser devolvido quando sair do país.
  • Quem Leva

    As operadoras de turismo Cia Nacional do Ecoturismo e FenixTur têm roteiros de viagem para Termas do Chillán e outras regiões.

    Colaboraram:
    ? Cia. Ecoturismo

    ? FenixTur

    Atualizado em 6 Set 2011.