Guia da Semana

Fotos: divulgação/Site oficial da Republica Dominicana no Brasil

Vista aérea da praia de Punta Cana, um dos destinos mais procurados do país

Descoberta por Cristóvão Colombo em 1492, a segunda maior ilha do caribe concentrou a primeira povoação europeia no novo mundo. Rodeadas de paradisíacas praias de areia fina e mar azul turquesa, a República Dominicana concentra inúmeras atrações em seus 1,5 km de litoral. Motivo suficiente para atrair celebridades, como Antonio Bandeiras, Julio Iglesias, Bill Clinton e turistas diversos que buscam desde férias tranquilas, esportes radicais ou interessados em desbravar paisagens pitorescas.

Onde fica

Banhada ao norte pelas águas do Oceano Atlântico e ao sul pelo Mar do Caribe, ela ocupa dois terços orientais da ilha Hispaniola, compartilhada com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colônia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Verdadeira jóia arquitetônica colonial, com 300 monumentos sob preservação, sua capital, Santo Domingo, é Patrimônio da Humanidade, declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por seus monumentos históricos.

Destino que abriga 9 milhões de pessoas, tem no turismo a sua principal fonte de renda. Os habitantes são conhecidos pela sua alegria e hospitalidade, traduzida principalmente pelo ritmo do merengue, escutado em todos os lugares. Os brasileiros não precisam de visto, basta comprar uma 'tarjeta' no valor de U$ 10,00 no desembarque.

Para visitar


Ao norte da ilha, Cabarete acolhe as melhores condições para a prática de kitesurfe, wakeboard e windsurfe

Capital do País, Santo Domingo conserva a arquitetura colonial, marco do patrimônio cultural e histórico formado por um conjunto de edificações do século 16. Em visita, os turistas encontram a primeira igreja do Novo Mundo, a Catedral Primada da América. Na região, há uma diversidade de restaurantes e bares, além de grandes shoppings com lojas de grifes internacionais.

Na costa leste, os visitantes Punta Cana contam com o luxo e conforto dos resorts all inclusive (tudo incluso) e imensos campos de golfe. As praias de Bávaro, Arena Gorda, Cortecito, Cabeza de Toro, Punta Cana e Macao, estão entre as melhores do mundo, conforme classificação da Unesco.

Em Samaná o relevo geográfico dá uma outra cara para as praias virgens e paisagens de montanha, destacando imensas cachoeiras e lagos. A região concentra o Banco de La Plata, declarado em 1986 como Santuário dos Mamíferos Marinhos, com a missão de proteger as baleias.

O que comer

O cenário paradisíaco e as belezas naturais acompanham a culinária dominicana. Com frutas em abundâncias, o peixe e a banana compõem boa parte das combinações servidas nos restaurantes. Para dar um toque caribenho, nada melhor do que um toque de coentro e pimenta verde.

No café da manhã, a banana-da-terra verde é ingrediente do 'mangu', um purê que leva cebola, manteiga, queijo e bacon. Para o almoço ou jantar, a fruta integra o 'sancocho dominicano', um cozido feito com carnes variadas. O 'locro' é outro prato típico, adaptado da paella espanhola, feito com achiote - colorante retirado de sementes da planta de mesmo nome.

O charuto é um item tradicional da República Dominicana. A população local assegura que os produtos fabricados na ilha, feitos à mão e com ampla variedade de aromas e cores, são tão bons quanto os tradicionais cubanos. Para conferir a fabricação artesanal, os turistas podem visitar as indústrias concentradas na região central de Santiago e no Valle de Cibao.

O rum e a cerveja Presidente é muito apreciado pelos dominicanos e turistas. Conservando traços artesanais, o destilado tem algumas marcas entre as melhores do mundo, como o Brugal. Já a cerveja Presidente, fabricada em Santo Domingo, é do tipo pilsen, ideal para os dias ensolarados.

Atrações

República Dominicana não vive somente de sombra e água fresca. Os cassinos agitam a vida noturna da ilha e transformam o país na Las Vegas caribenha. Espalhados por todo o território, muitos ficam abertos 24 horas por dia. Os salões de dança acompanham a badalação e são ideias para a prática do merengue. A dica para quem vai com família são as excursões para aldeias de pescadores, onde o viajante pode degustar refeições à base de mariscos frescos.


Às margens do rio Ozama, em Santo Domingo, o Aquário Nacional oferece aos visitantes uma visão total dos seres marítimos

As praias idílicas da ilha são perfeitas para observar espécies marinhas e explorar navios naufragados, como em mergulhos programados em Juan Dolio, na costa sul. Local bastante procurado para os esportes radicais, é o destino certo para arriscar o surf, windsurfe ou kiteboard em ondas fortes.

Os viajantes que preferem esportes radicais aéreos, o parapente pode ser praticado em muitos lugares do país, contando com cerca de 20 rampas de vôo. Um dos principais pontos de encontro de pilotos está em Jarabacoa, a mais de 500 metros acima do nível do mar e proporcionando vôos magníficos e uma vista rodeada por montanhas.

Para quem quiser curtir férias tranquilas, os resorts e hotéis luxuosos da República Dominicana oferecem 21 campos para a pratica golfe de frente para o oceano e cercados de coqueiros. Os equipamentos podem ser alugados e professores dão aula no local.

Pacotes turísticos:

Agaxtur Turismo
Punta Cana - 7 noites (saídas em Janeiro e Fevereiro 2011)
Serviços inclusos: Passagem aérea São Paulo/ Punta Cana/ São Paulo (voando Lan em Classe econômica), 7 noites de hospedagem (a escolher o hotel), café da manhã, traslado aeroporto/hotel/aeroporto e serviço viagem
Preço: a partir de R$ 2.227 (individual)

CVC Viagens
Punta Cana - 7 noites
Serviços inclusos:
Passagem aérea São Paulo/ Punta Cana/ São Paulo (Fretamento Gol), 7 noites de hospedagem com sistema tudo incluído, traslado aeroporto/hotel/aeroporto e serviço viagem
Preço: a partir de R$ 2.159,92 (indivudual)


Saiba mais:

Site oficial da Republica Dominicana no Brasil

* Consulta realizada 9 de dezembro de 2010. Os preços estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.


Atualizado em 6 Set 2011.