Guia da Semana

Foto: Getty Images



Onde você costuma acompanhar as queimas de fogos todo ano? São Paulo e o Rio já se consagraram com os grandes pontos do Brasil. Todo ano, milhões se espremem na Paulista ou escolhem as praias do Rio, principalmente Copacabana, para saudar a virada do calendário. Tão populares quanto, pontos turísticos mundo afora fazem bonito na hora de brindar o champanhe. O Guia da Semana separou cinco para você. Ainda dá tempo de curtir um deles.

Arranha-céus da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes - As obras arquitetônicas de Dubai são alicerces para os 25 pontos de fogos que cortam o faixa do mar. Da areia, as atenções se voltam para o faraônico Burj Al Arab, o majestoso sete estrelas em forma de vela de barco, ícone do luxo e com decoração carregada no ouro e, por que não, no kitsch. Sem preocupação em esconder, o xeque do emirado já revelou que sua ambição é fazer do local umas das maiores queimas de fogos do mundo.

Foto: Wikipedia


Ponte Harbour em Sydney, na Austrália - Por causa do fuso, a Austrália é um dos primeiros países a comemorar a passagem do ano. Alegres e esfuziantes, os australianos sabem preparar, assim como nós, uma boa festa. Em Sydney, onde tudo acontece, a animação tem ponto certo: a Ponte Harbour. Cartão postal da cidade, há quase 80 anos sua estrutura serve de base para cascatas e os mais inimagináveis desenhos que surgem no momento da virada. O cenário ainda propicia vista ao Opera House, famoso teatro branco de formas conceituais. Para este ano, antes e depois da queima de fogos, a programação oferece show de tributo a Michael Jackson, além de DJs que fazem set disco e um especial de anos 80 e 90. Animação pura!

Foto: Site Oficial


Times Square de Nova Iorque - Filmes e séries já retrataram a cena diversas vezes. A enorme bola dourada começa a descer às 23h59 e, quando chega ao chão, exatamente à meia-noite, milhões de papeizinhos se libertam após o estouro e se espalham pelas quadras da glamourosa Manhattan. Lembrou? Pois é, mesmo não sendo desconhecida, estar ali e ter essa sensação deve ser de arrepiar. No entanto, é preciso chegar cedo para garantir um bom lugar. Mas não há motivos para reclamar de aperto: numa média de 10 graus negativos, o calor humano ajuda - e muito - a esquentar mais de um milhão de pessoas que tintilham suas taças de champanhe.

Foto: divulgação


Complexo Disney, em Orlando - Flórida - Imagine aliar o encanto do complexo Disney à chegada do novo ano? Emoção pura! Todos os parques do universo de Walt Disney se encarregam de oferecer o melhor aos turistas. No entanto, especificamente neste dia, é preciso chegar cedo, já que há uma lotação máxima permitida. Os mais disputados são o Magic Kingdom e o Epcot Center. No Magic, a mágica, como diz o próprio nome, faz-se realidade. Cheio de efeitos especiais, cenários como o Castelo da Cinderela é pano de fundo para cores, luzes e fogos que começam dez minutos antes da meia-noite. Já no Epcot, sons e baladas atraem um público mais jovem. Também é possível cear em um dos restaurantes do universo Disney, mas é preciso fazer reservas até com meses de antecedência.

Foto: Wikipedia


London Eye, em Londres - Vários europeus - e cidadãos do mundo - escolhem a refinada Londres como destino da virada. O ponto é a London Eye, a roda gigante de 135 metros que está comemorando o seu décimo aniversário. Às margens do rio Tamisa, toneladas de fogos dão cores ao céu cinzento da metrópole, assim que o Big Ben sentencia as 12 badaladas. Como atração, o premiado DJ Nihal faz a trilha sonora. No dia seguinte, a New Year's Day Parade invade as ruas da cidade com muito som. Segundo o prefeito da cidade, Boris Johnson, em declaração dada ao site oficial da festa, a intenção é "mostrar ao mundo que nós estamos olhando para o futuro com otimismo e a energia que caracterizam a nossa capital e torna a cidade a mais emocionante da Terra".

Atualizado em 6 Set 2011.