Guia da Semana

Foto: Getty Images



As festas populares são manifestações que mesclam ritos religiosos e profanos e têm a capacidade de reunir, em um mesmo ambiente, pessoas de diferentes classes sociais, idades e sem discriminação. No Brasil, a maioria das celebrações está relacionada à religião, com homenagem aos santos e santas padroeiras, e datas importantes para o calendário da Igreja Católica.

Se você que saiu da folia e já está se perguntando qual a própria comemoração, o Guia da Semana selecionou 10 roteiros no Brasil inteiro para você se programar com antecedência. Faça sua reserva de hotel, compre as passagens e boa festa!

Paixão de Cristo do Recife - Pernambuco

Em uma grande apresentação ao ar livre e aberta ao público, a Paixão de Cristo do Recife acontece há 14 anos e atrai aproximadamente 70 mil pessoas nos cinco dias de espetáculo. A encenação acontece no Marco Zero durante a Semana Santa e tem José Pimentel no papel de Jesus cristo e mais 100 atores pernambucanos participando do espetáculo.

Data: de 20 a 24 de abril

Festa do Divino Espírito Santo de Alcântara - Maranhão

No Maranhão, a devoção ao Divino foi enraizada na cultura popular de Alcântara e depois se espalhou por outras cidades. A festa é organizada pela população humilde da região, em um evento onde não podem faltar as refeições fartas, decoração requintada e caras vestimentas para as 'crianças do império', um grupo de pequenos que são tratadas como nobres e com todas as regalias. Pode durar até quinze dias e se desenrola em um salão chamado tribuna, que representa um palácio real e é especialmente decorado para este fim.

Data: Pentecostes (50 dias depois da Páscoa)

Cavalhadas de Pirenópolis - Goiás

A maior manifestação popular da cidade mescla ritos religiosos e profanos. Entre elas, as Cavalhadas, uma representação de luta medieval entre cavaleiros mouros e cristãos. A festa começa com a coroação do imperador (escolhido na festa anterior) e prossegue com espetáculos de fogos, repique de sinos e procissão de bandeiras. Na multidão destacam-se os mascarados, que se fantasiam com cabeças de boi ou de onça. Com duração de 20 dias, o evento reúne diversas manifestações, como congadas, reinados, juizados, folias, queima de fogos, pastorinhas, missas e novena do divino.

Data: Pentecostes (50 dias depois da Páscoa)

Foto: AFP

Festa Bumba-meu-Boi, em Parintins

São João de Campina Grande - Paraíba

Em junho, Campina Grande recebe milhões de turistas na maior festa junina do país. Concentrada no Parque do Povo, no centro da cidade paraibana, os festejos contam com campeonatos de quadrilhas, casamentos coletivos e trios de forró. No palco principal de show, sempre passam grandes nomes da música nordestina, como: Elba Ramalho, Dominguinhos, Zé Ramalho e Aviões do Forró.

Data: de 3 de junho a 3 de julho

Festival de Parintins - Amazonas

Essa grande celebração folclórica mobiliza a cidade amazonense de Parintins desde 1965. São três dias de disputa entre os dois bois Caprichoso e Garantido. Com a participação de cinco mil pessoas e um público de até 35 mil espectadores, sai do bumbódromo vencedor o boi que tiver somado maior número de pontos durante o evento.

Data: de 24 a 28 de junho

Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos - São Paulo

Realizada desde 1955, a maior Festa de Peão da América Latina oferece diversas atrações musicais, culturais, gastronômicas e, claro, muito rodeio. São mais de 100 shows musicais que vão do pop rock ao sertanejo, em quatro diferentes palcos espalhados pelo Parque do Peão. Nas atrações esportivas, competidores nacionais e internacionais esquentam a disputa de montaria de touro e cavalos.

Data: duas últimas semanas de agosto

Semana Farroupilha - Rio Grande do Sul

Em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha, o evento realizado em várias cidades do Rio Grande do Sul comemora a revolta armada que durou 10 anos e tinha como ideia a separação do estado do Sul do Brasil. Em Porto Alegre, a Semana Farroupilha faz com que as pessoas vistam trajes típicos para acompanhar espetáculos variados, desfiles cívicos, bailes e provas campeiras.

Data: 14 a 20 de setembro

Foto: Rio Tur / Pedro Kirilos

Réveillon no Rio de Janeiro

Círio de Nazaré - Pará

Celebrada desde 1973, na cidade de Belém do Pará, a festa de devoção a Nossa Senhora de Nazaré é a maior manifestação religiosa Católica do mundo, agregando em uma noite mais de dois milhões de pessoas. Aliás, o termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. Durante o evento, os fiéis pagam suas promessas com velas, flores, dinheiro, andando descalços ou segurando a corda de isolamento que protege a santa. No final, os participantes vestem roupas novas e se alimentam dos pratos típicos da região.

Data: segundo domingo de outubro

Oktoberfest - Florianópolis

Inspirada na Oktoberfest de Munique, a edição de Blumenau surgiu pela vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas. Considerada a segunda maior festa alemã do mundo, reúne no Parque Vila Germânica pessoas de várias partes do Brasil, aflorando a cultura através da música, da dança, do trajes típicos, da refinada culinária e, claro, do chope especial.

Data: de 6 a 23 de outubro

Réveillon Copacabana - Rio de Janeiro

Como não poderia faltar, no último dia do ano, a celebração divulgada internacionalmente é o Réveillon brasileiro. Para a virada, nada melhor do que assistir ao estouro de fogos nas areias da praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Em 2010, foram mais de dois milhões de pessoas que estiveram presentes para o tradicional show pirotécnico e para as apresentações de artistas consagrados, como Zeca Pagodinho e Sandra de Sá; além das escolas de samba Grande Rio, Unidos da Tijuca, Beija-Flor e Vila Isabel.

Data: 31 de dezembro

Atualizado em 10 Jan 2012.