Guia da Semana

Foto: Getty Images


Nem bem as férias de julho terminaram e algumas cabeças paternas já começam a pensar: para onde poderemos viajar nas próximas? Somam-se a isso as seguintes indagações: praia ou campo? Calor ou frio? Como transportar tantos apetrechos de sobrevivência para crianças, como carrinhos de passeios, kits de primeiros socorros, como fazer com que as roupas de todos caibam nas malas e ainda respeitem o peso máximo permitido pelas companhias aéreas? E onde encontrar uma dose extra de paciência e tolerância para aguentar a ansiedade da família nos meses que antecedem essa viagem tão esperada?

À primeira vista, a cena acima poderia desanimar qualquer pessoa, mas basta ver imagens de lugares lindos ao redor do planeta e também indicações de amigos, que os obstáculos se afastam e a coragem surge. Mas, mesmo com disposição, para onde ir?

Opções não faltam, felizmente. Basta ter um pouco de tranquilidade para analisar o perfil da família e descobrir qual é o próximo destino, que pode ser exótico, tranquilo, aventureiro, consumista ou uma mistura de todos eles. E um dos primeiros que surge é a África do Sul. Trata-se de um roteiro inusitado e inesquecível.

É um país ensolarado e de contrastes, onde é possível conhecer o Kruger National Park e ver os famosos "Big Five", os cinco mamíferos mais difíceis de serem caçados pelo homem, como o leão, elefante, búfalo africano, rinoceronte e leopardo. A experiência de um safári é única, pois é possível entrar no território dos animais e ver como vivem. É uma verdadeira aula de geografia e biologia a céu aberto.

Os pais também vão se deliciar na África do Sul, pois poderão provar os vinhos maravilhosos da região, que é rica em diversidade cultural, étnica e em recursos naturais. E todos poderão passar momentos agradáveis em Cape Town, conhecida como a "The Mother City", por ter sido a primeira cidade fundada no País, em 1652. A cidade é a visão surpreendente e agradável de uma África diferente, pois está situada entre as montanhas e o mar, com um belíssimo cenário natural.

Agora, se a ideia é um pouco de magia, o Reino Unido é o destino certo, principalmente para os fãs do Harry Potter. Há roteiros próprios para isso, com passagens pelos locais que serviram de cenário para os filmes do jovem bruxo mais famoso do mundo, como o Jardim Zoológico de Londres, a Estação Kings Cross e a plataforma 9 e ¾, por exemplo. Os pais e filhos podem ainda se encantar com Oxford e a visita à Universidade de Christchurch, que abrigaram muitas cenas, como as das escadarias, por exemplo, e em Edimburgo, na Escócia, temos o castelo Alnwick, onde foi filmada a primeira lição de voo de Harry. Além de sentir a emoção de conhecer os lugares famosos, toda a família ainda é banhada por uma verdadeira aula de história. É um destino fascinante.

Não faltam opções para quem já está planejando as próximas férias, porém, é importante não só pensar no destino, mas em dicas práticas que certamente afastarão qualquer contratempo:

- Crianças pequenas costumam se cansar com facilidade. Por isso, nada de viagens muito rápidas, com vários passeios em um mesmo dia. Isso pode transformar as férias em um verdadeiro pesadelo;

- O plano de férias deve favorecer a todos os membros da família. Se metade das pessoas não gosta de museus, por exemplo, por que escolher destinos culturais? O ideal é agradar a todos e isso é possível com um bom planejamento e a consultoria de profissionais competentes da área de turismo;

- Clima: algumas pessoas sentem-se muito mal no calor ou no frio. Certifique-se das temperaturas e condições do seu destino na época da viagem para evitar problemas sérios;

- Malas e documentações: com base no perfil do destino, pense em uma mala adequada e que não traga surpresas. Faça um check list antes e evite esquecer um tênis resistente para seu filho, por exemplo. Recomendo o mesmo com documentos.

Com o destino escolhido e os cuidados tomados, a viagem em família será inesquecível e totalmente proveitosa. Vale a pena planejar com antecedência e, principalmente, contar com a consultoria de agências de turismo idôneas.

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa, pois adora o tipo de negócio e também viajar descobrindo novos lugares e opções.

Pecado gastronômico: Algumas comidas Asiáticas, principalmente a Tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.